Notícias

Estátuas de bronze de 2.300 anos são encontradas na Itália

0

Pesquisadores na Itália desenterraram 24 estátuas de bronze antigas, em uma fonte termal, em Toscana. A descoberta foi apontada como “excepcional” pelo ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, informou a Agenzia Nazionale Stampa Associata (ANSA). 

Estima-se que as estátuas, que de acordo com o History estão muito bem preservadas, tenham aproximadamente 2.300 anos.

As autoridades também declaram que trata-se da maior descoberta do tipo nos últimos 50 anos no país. 

Santuário etrusco-romano

Foto: Ministério da cultura da Itália/ via AP

As estátuas foram encontradas durante escavações em um antigo santuário etrusco-romano utilizado para banhos de águas termais em San Casciano dei Bagni, lugar que atualmente é um spa.

Entre os objetos de bronze, estão imagens de divindades como Higéia, deusa da saúde, e Apolo, deus do Sol. No local, os arqueólogos também encontraram aproximadamente cerca de cinco mil moedas de ouro, prata e bronze.

Foto: Ministério da cultura da Itália/ via AP

De acordo com os especialistas, a estimativa é que a maioria das estátuas tenham sido criadas entre os séculos II a.C. e I a.C. Na região, os arqueólogos identificaram algumas inscrições em latim e etrusco. 

“É uma descoberta que irá reescrever a história e na qual já estão trabalhando mais de 60 especialistas de todo o mundo”, explicou o etruscologista responsável pela escavação, professor Jacopo Tabolli.

Os especialistas apontam que o santuário, que abrigava fontes e altares, pode ter sido instruído pelos etruscos no século III a.C. A região se manteve popular durante o Império Romano, inclusive, governantes como Augusto frequentavam as águas termais por causa das suas propriedades terapêuticas e benéficas para a saúde.

Estátuas romanas encontradas na Holanda

Foto: Divulgação/ Rijksdienst voor het Cultureel Erfgoed

Anteriormente, no mês de junho, a agência de Patrimônio Cultural da Holanda anunciou a descoberta do primeiro complexo de templos romanos no país. O local de 2 mil anos fica perto de Herwin-Hemeling, na província de Gelderland, próximo à divisa com a Alemanha.

Outros templos religiosos antigos já haviam sido encontrados no país, no entanto, essa é primeira vez que são encontradas ruínas de templos romanos. 

Entre os diversos artefatos encontrados pelas redondezas do templo estão restos de estátuas de divindades, relevos e gesso pintado, de acordo com informações da Agência do Patrimônio Cultural, repercutidas pelo portal Aventuras na História.

“Uma característica particularmente notável é a descoberta de pedras votivas completas, dedicadas a vários deuses e deusas. Este é um achado altamente incomum na Holanda, mas também em termos internacionais”, comunicou a entidade.

Além disso, a instituição informou que nunca foi visto complexo tão completo no país. A riqueza de fragmentos das estátuas também é algo inédito.

Descoberta na Inglaterra

Foto: Divulgação/ HS2

Já em outubro de 2021, arqueólogos encontraram um conjunto de estátuas romanas raras durante a escavação de um local na Inglaterra antes de um projeto ferroviário de trens de alta velocidade, informou a companhia ferroviária por meio de comunicado.

De acordo com matéria da CNN, duas estátuas completas de uma mulher e um homem, com a cabeça de uma criança, foram encontradas onde era a velha igreja Norman de St Mary em Stoke Mandeville, Buckinghamshire, sudeste da Inglaterra. Na ocasião, arqueólogos escavavam ao redor das fundações de uma torre anglo-saxônica.

Os especialistas trabalhavam no projeto High Speed ​​2 (HS2) quando descobriram os três bustos “estilisticamente romanos”. A descoberta foi descrita pelos arqueólogos como algo “espantoso”.

Rachel Wood, arqueóloga chefe da Fusion JV, acrescentou, por meio de comunicado, que terminar a escavação com a descoberta foi surpreendente e emocionante.

“As estátuas são excepcionalmente bem preservadas e você realmente tem uma impressão das pessoas que elas representam — literalmente, olhar para os rostos do passado é uma experiência única.”

Fonte: History, Aventuras na História, CNN

US$ 3 bilhões em bitcoins roubados estavam escondidos em lata de pipoca

Artigo anterior

Quais sentidos os animais têm e os humanos não?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido