Curiosidades

Qual foi a primeira cidade da história?

0

Hoje em dia nós temos cidades espalhadas pelo mundo todo, cada uma com seu tamanho, geografia e coisas que lhe fazem única. E assim como praticamente tudo no mundo, antes de existir uma grande quantidade, teve que existir a primeira cidade da história.

Depois que os humanos saíram das cavernas, eles começaram a viver em áreas abertas. Assim, primeiro eles formavam os ambientes e depois os decoravam. Futuramente, eles deram formas diferentes ao barro e assim deram vida a pequenas estatuetas. Gradativamente essa competição aumenta e eles começam a produzir obras que mostram o talento existente já há milhares de anos.

Essas obras feitas na geografia podem ser vistas em Anatólia: Çatalhöyük, a primeira cidade da história. O local tem sua reputação internacional de pinturas que são a continuação de pinturas de parede de dezenas de milhares de anos atrás e uma arquitetura incomum.

Cidade

TRT

A cidade tem uma geografia que testemunha a longa história da humanidade. Por mais que ela pareça uma colina natural a olho nu, existe uma grande história escondida nela. Em cada andar aberto nela se encontra uma cidade velha, um povoado mais antigo. E através deles é possível perceber a profundidade do tempo.

Conforme eles vão desaparecendo, vão se adaptando de forma gradativa ao ambiente natural e se integrando com o solo, formando uma camada. Esses vestígios de uma época antiga vão se tornando invisíveis.

Além deles, existem tumbas monumentais construídas para pessoas importantes para a sociedade, como o rei, príncipe ou governador. Na época, as pessoas empilharam terra para simbolizar uma tumba monumental. Tudo isso são vestígios de um único período.

O período em questão é a era neolítica, quando os humanos fizeram a transição da coleta de caçadores para a vida sedentária e começaram a viver juntos. Nesse tempo, o homem aprendeu a cultivar a terra e começou a criar gado e ter animais domesticados. Dessa maneira, aldeias, vilas e cidades começaram a surgir de forma lenta.

No caso de Çatalhöyük, ela é uma das primeiras cidades e povoados incomparáveis ​​desse período. O monte de milhares de anos com multicamadas na geografia da Anatólia dá aos pesquisadores informações bastante diferentes sobre arquitetura, arte e sepultamento dos mortos.

Essa cidade não tem ruas, mas pode ser acessada nas partes internas a partir dos telhados. Ela é formada por casas adjacentes. E é o mais notável dos milhares de montes da Anatólia e também na geografia do Oriente Médio.

História

TRT

Justamente por isso que Çatalhöyük lança luz sobre a história humana com sua complexa estrutura arquitetônica, densidade populacional, competição em obras de arte, tradições e continuidade ao longo do tempo. Tudo isso fez com que o local fosse incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A cidade fica no distrito de Çumra de Konya, na região da Anatólia Central. Çatalhöyük, uma das maiores e mais populosas cidades de seu período. A área teve ocupação ininterrupta durante dois mil anos. Acredita-se que oito mil pessoas moravam nessa cidade neolítica. Por datar de nove mil anos, essa quantidade era bem significativa para o período.

Çatalhöyük consiste em montes orientais e ocidentais. Ao todo foram descobertas 18 camadas de assentamentos neolíticos. Nelas foram encontradas pinturas murais, relevos e várias esculturas.

Essas camadas de construção se formaram porque, quando a vida de uma família em uma casa acabava, cerca de 80 anos depois, a casa era preenchida por terra e então uma nova era construída em seu topo.

Na Idade do Bronze, os humanos deixaram o Monte Oriental e foram para o Monte Ocidental. De acordo com os especialistas, isso não foi uma migração, mas sim um deslocamento. E por mais que a causa desse deslocamento não tenha sido descoberta, uma possibilidade é uma grande epidemia.

Observações

TRT

Na cidade de Çatalhöyük as casas foram construídas muito próximas umas das outras, ou seja, não tinham ruas lá. Então, os telhados funcionavam como ruas e as pessoas andavam sobre eles. As casas, que eram de madeira e cana, ficavam em um andar e as portas no telhado.

Mesmo sendo diferentes umas das outras, as casas tinham uma sala, uma plataforma elevada dentro da sala e um depósito. Os moradores cozinhavam na sala e dormiam em plataformas elevadas. E os fundos dessas plataformas eram usados como local onde os moradores de Çatalhöyük enterravam seus mortos.

Além das casas, não existe nenhum outro edifício público, palácio, templo ou estrutura monumental na cidade. Isso nos mostra que não existia classe social em Çatalhöyük.

Fonte: TRT

Imagens: TRT

Como essas auroras rosas se formaram?

Artigo anterior

Artemis I, o ”foguete mais poderoso” finalmente lançado à lua

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido