Curiosidades

Artemis I, o ”foguete mais poderoso” finalmente lançado à lua

0

A lua é um dos corpos celestes mais pesquisados. Esse nosso vizinho cósmico é o único corpo do sistema solar em que os humanos já pisaram, e é bem conhecido. Mas parece que o que já se conhece a respeito dela é pouco, tanto que a NASA tem planos de missões para o nosso satélite natural e de levar o homem de volta a ele.

A missão no caso é a Artemis I, que deveria ter começado em setembro desse ano, mas sofreu vários imprevistos que a atrasaram. Contudo, depois de vários atrasos, a NASA deu início ao primeiro passo desse programa que promete levar o homem de volta para a lua.

O início da missão aconteceu na madrugada dessa quarta-feira. Ainda assim, o lançamento foi adiado porque técnicos da NASA encontraram vazamentos de hidrogênio. Com isso, a contagem regressiva ficou suspensa até que os problemas fossem resolvidos.

A Artemis I é uma missão não tripulada, ou seja, sem nenhum ser humano a bordo. Ela é o “mais poderoso foguete” construído pela NASA, o Space Launch System – SLS, Sistema de Lançamento Espacial traduzido.

Como agora, finalmente, a missão parece que vai acontecer, o esperado é que em 2025 esse mesmo foguete leve astronautas de volta para a lua, dentre eles, a primeira mulher e a primeira pessoa negra.

Programa Artemis

G1

O chamado programa Artemis é um programa de missões lunares liderado pela NASA. Seu nome vem da deusa grega Artemis, irmã gêmea do deus Apolo, que, na década de 1960, deu o nome às missões originais de pouso na lua.

A missão Artemis tem o objetivo de ser o retorno do homem à lua. De acordo com a NASA, o objetivo é pousar perto do polo sul lunar. Isso já é diferente do informado em relatórios antigos, que diziam que a agência planejava o pouso perto dos lugares das antigas missões Apollo.

Quando os astronautas já estiverem no polo sul lunar, eles terão que coletar gelo de água, coisa que as tripulações do Apollo não conseguiram fazer nos seus lugares de pouso.

Essa missão Artemis será dividida em três etapas. A Artemis I, sem tripulação, seria o lançamento inaugural do Sistema de Lançamento Espacial da NASA, que agora está no aguardo para ser finalmente lançada sem nenhum problema.

A Artemis II seria lançada em algum momento de 2023. Ela levaria os astronautas para a órbita lunar, funcionando como uma reprise das missões de ensaio Apollo 8 e 10. A missão vai dar à tripulação a oportunidade de pilotar manualmente a Orion.

E finalmente, na Artemis III, agora prevista para 2025, a NASA levaria dois astronautas, um homem e uma mulher, para a superfície da lua, lugar que não vê uma pegada humana desde 1972. Seria a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na lua.

Nessa missão, os astronautas ficariam na lua aproximadamente sete dias, coletando amostras, fazendo experimentos e mais outras coisas.

Artemis I

G1

Se tudo for bem sucedido, a viagem do foguete acontecerá ao redor da lua, sem pouso, e durará aproximadamente 25 dias. Primeiro, a cápsula viajará os 384 mil quilômetros de distância entre nosso planeta e a lua durante vários dias. Quando ela entrar na órbita do nosso satélite natural, a capsula irá ficar lá durante seis dias coletando vários tipos de dados.

Assim que sair da órbita da lua, ela viajará por milhares de quilômetros além do lado oculto da lua. Depois disso, ela voltará à Terra. Ao todo, Orion irá viajar mais de três milhões de quilômetros nessa missão. E ela voltará para nossa atmosfera com uma velocidade de 40 mil quilômetros por hora.

“O ponto-chave da missão não acontece até os seus últimos minutos, quando voltamos a mergulhar na atmosfera da Terra depois de retornar da Lua a algo como 39 mil km/h, com um escudo de calor a 2.750ºC”, disse o cientista planetário e astronauta da NASA Stanley Love.

Fonte: G1

Imagens: G1

Qual foi a primeira cidade da história?

Artigo anterior

Os países que serão mais populosos até o fim do século

Próximo artigo