Curiosidades

Quanto tempo levará até estabelecermos colônias em outros planetas?

0

A exploração do universo e seus planetas é uma coisa que está nos planos da humanidade quase que desde sempre. Levar o ser humano à lua foi o primeiro passo para um sonho de colonização de outros planetas além da Terra. No entanto, por mais que o turismo espacial já esteja se tornando uma realidade, quanto tempo será que precisaremos para que essas colônias se tornem uma realidade?

Nos planos de Elon Musk, CEO da SpaceX, ele quer estabelecer uma colônia em Marte, com um milhão de pessoas até 2050. Será que essa estimativa é realmente possível? Visto que até hoje os humanos nem chegaram até a superfície do Planeta Vermelho?

Todas as perguntas sobre colonização de planetas são bastante debatidas pela ciência, e as respostas variam de acordo com o planeta a ser colonizado. Na visão de Serkan Saydam, vice-diretor do Centro Australiano de Pesquisa em Engenharia Espacial, colonizar Marte é possível e pode ser uma realidade até o meio do século.

Quanto tempo?

Olhar digital

Segundo ele, a primeira coisa que deve ser feita para conseguir colonizar o quarto planeta do nosso sistema solar é conseguir água. Até porque ela é essencial para a sobrevivência humana. No caso, ela poderia ser extraída de minerais hidratados ou do gelo. E o hidrogênio desses outros lugares poderia ser útil para serem usados como propelentes de foguetes.

Contudo, nem todos cientistas compartilham do modo de pensar de Saydam. Como é o caso de  Louis Friedman, engenheiro astronáutico, que em 2019 disse que acredita que é bastante improvável que Marte seja colonizado em um futuro que seja previsível. Assim como ele, Rachael Seidler, que já trabalhou com astronautas da NASA, também pensa que os planos de colonização são uma ilusão.

Independentemente de colonizar ou não Marte, existem planos de a humanidade visitar o planeta em breve. Por exemplo, a China quer fazer o primeiro pouso tripulado no Planeta Vermelho em 2033. Já os planos dos EUA são de que isso aconteça no fim da década de 2030 ou começo da de 2040, e quem sabe depois disso tentar estabelecer colônias.

Problemas

Olhar digital

Claro que colonizar outros planetas não é uma tarefa fácil. No caso de Marte, para que se estabeleça uma nele é preciso que ela tenha uma certa autossuficiência, visto que a completa independência não é possível. Nesse ponto, Saydam diz que seria preciso importar algumas coisas do nosso planeta.

“A maioria dos equipamentos e ferramentas serão enviados da Terra. Não acho que você possa fabricar um caminhão na superfície de Marte”, disse.

Outro ponto que precisaria acontecer era a implementação de alguma atividade econômica para que a colonização ficasse financeiramente viável. Algumas das opções para isso são o turismo espacial e a mineração. E uma nova economia espacial poderia começar com a busca por materiais valiosos como platina nos asteroides vizinhos, o que geraria mais investimentos e explorações.

Um outro problema na colonização de Marte é o ambiente hostil do planeta. Para se ter uma ideia, 95% da atmosfera é composta por dióxido de carbono e a temperatura média do planeta é aproximadamente 60° Celsius negativos. Como se isso não fosse o bastante, a duração da viagem é de quase nove meses com os astronautas enfrentando a radiação constante.

Outros planetas

Elo7

O desejo de colonização não se restringe a Marte e planetas com condições melhores do que ele que provavelmente podem existir fora do sistema solar. No entanto, a viagem até eles demoraria mais ainda.

Até o momento, as espaçonaves que já foram mais longe foram a Voyager 1 e 2 que levaram 35 e 41 anos para chegarem no espaço interestelar. Para se ter uma noção, os exoplanetas estão bem mais longe do que isso.

Então, com a tecnologia disponível hoje, a viagem até o planeta fora do sistema solar mais próximo levaria dezenas de milhares de anos. Por conta disso a ideia de colonizá-los é praticamente impossível.

No entanto, de acordo com o astrofísico Frédéric Marin e seus inúmeros cálculos e simulações, no futuro as espaçonaves vão ser bem mais rápidas e isso poderá sim ser possível.

“Sabemos na ciência que a cada cem anos, a cada século, a velocidade de seus meios de propulsão aumenta por um fator de 1”, disse ele.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Elo7

Jeremy Renner escreveu suas ‘últimas palavras’ após grave acidente

Artigo anterior

Hospital do DF abre processo contra participante do BBB por abandono de emprego

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido