Curiosidades

Quanto vale o TikTok?

0

O TikTok surgiu em setembro de 2016, sob o nome oficial de Douyin. Quando a empresa por trás de sua criação, a ByteDance, decidiu lançá-lo a nível mundial, seu nome foi alterado para TikTok. Ele é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos que, em 2020, tornou-se o aplicativo mais baixado no mundo.

Para se ter uma noção da popularidade da rede social de compartilhamento de vídeos curtos, ela tem mais de um bilhão de usuários todos os meses. Contudo, mesmo com essa popularidade, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a lei que obriga a venda da rede social para donos norte-americanos.

Se isso não for feito, o TikTok irá ser banido nos EUA. Por conta disso, a ByteDance, empresa chinesa dona da plataforma, tem 270 dias para concluir a negociação. Mas os analistas estão discordando a respeito do preço do TikTok.

Valor do TikTok

Olhar digital

Para os executivos da ByteDance, as operações globais da rede social valem aproximadamente metade do valor total da empresa chinesa. Isso quer dizer que a venda do TikTok poderia acontecer por mais de 100 bilhões de dólares, equivalente a 516 bilhões de reais.

Contudo, os analistas veem esse valor de forma diferente. De acordo com alguns deles, a rede social vale bem menos, cerca de 20 bilhões de dólares, cerca de 100 bilhões de reais, enquanto outros dizem que determinar um preço para a rede social é algo quase impossível. Segundo eles, a venda é uma coisa inédita, e isso pode forçar a negociação a sair com valores fora do padrão do mercado.

Além da precificação, existem algumas outras dúvidas. Por exemplo, se a venda acontecer, seria somente com relação à operação da rede social nos EUA. Nesse caso, o impacto seria sentido por aproximadamente 170 milhões de usuários. E nesse pacote de venda, o algoritmo seria vendido? A China já deu sinal de que proibiria esse tipo de acordo.

Por conta dessas questões, o mais provável é que sejam meses de discussões antes que um valor para a venda seja definido. Até o momento, as declarações públicas de interesse em comprar o TikTok foram limitadas.

Uma das pessoas que se mostraram interessadas foi Kevin O’Leary, presidente dos ETFs O’Shares e estrela do programa de TV “Shark Tank”. Ele disse que iria apresentar uma oferta entre 20 e 30 bilhões de dólares. E essa negociação não envolveria a compra do algoritmo.

O ex-secretário do Tesouro dos EUA Steven Mnuchin está buscando outros investidores para entrar em negociação. Já Bobby Kotick, ex-presidente-executivo da editora de videogames Activision, seria outra pessoa que estaria interessada em comprar a rede social.

Até o momento, a ByteDance se recusou a comentar a respeito de um possível acordo da venda do TikTok nos EUA.

Desafiar venda

Olhar digital

Quando o presidente dos EUA aprovou a lei exigindo que o TikTok fosse vendido, o CEO da plataforma deu um pronunciamento sobre o assunto. Shou Zi Chew disse que os 170 milhões de norte-americanos podem “ficar tranquilos, não vamos a lugar nenhum”.

O plano do TikTok é entrar com uma ação na justiça com a alegação de que a obrigação da venda é algo que fere a legislação.

De acordo com Wang Wenbin, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, não existe justiça nessa decisão tomada pelos EUA. “Este projeto de lei permite que os Estados Unidos estejam do lado oposto dos princípios da concorrência justa e das regras do comércio internacional. Se as chamadas razões de segurança nacional puderem ser usadas para suprimir deliberadamente empresas superiores de outros países, não há mais justiça”, disse ele.

Além disso, o governo da China disse que irá acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a medida.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Sonda detecta “aranhas” na superfície de Marte

Artigo anterior

‘Peixamin Button’? O curioso peixe que fica ‘mais jovem’ conforme envelhece

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido