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Novo Instagram? TikTok pode lançar app só para fotos

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O TikTok surgiu em setembro de 2016, sob o nome oficial de Douyin. Quando a empresa por trás de sua criação, a ByteDance, decidiu lançá-lo a nível mundial, seu nome foi alterado para TikTok. Ele é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos que, em 2020, tornou-se o aplicativo mais baixado no mundo.

Com o crescimento da rede social, nada mais natural do que a empresa por trás ter a vontade de expandir o seu domínio. Por isso que, de acordo com o blog SpAndroid, a ByteDance pode lançar uma plataforma chamada TikTok Photos como uma competição direta ao Instagram. Essa informação foi obtida depois de uma análise feita em um arquivo APK do TikTok com ícones e referências ao novo app.

Segundo a versão 33.8.4 do APK do TikTok, o TikTok Photos será um espaço para pessoas com interesses parecidos se conectarem através de postagens fotográficas. E uma descrição mais detalhada vista na versão 33.8.5 do arquivo, dá ênfase em que essa plataforma é um lugar para os criadores de conteúdo compartilharem suas experiências, desde viagens até gastronomia.

Instagram no TikTok?

The Verge

Ao que tudo indica, o TikTok Photos vem como um possível novo segmento da ByteDance. Até porque, a empresa já atua em várias áreas para competir com outras gigantes do mercado, como Spotify, Apple Music, YouTube, e, até mesmo o Google por tabela.

Nesse ponto de expansão, recentemente foi introduzido a postagem de texto na rede social. Isso deu aos usuários a possibilidade de compartilhar fotos, o que sugere uma integração gradual dos recursos que podem culminar na plataforma dedicada a fotos.

Até agora, a ByteDance não deu nenhuma declaração oficial a respeito do TikTok Photos. Por conta disso, o mistério a respeito desse lançamento e quais serão as funcionalidades específicas se mantém. O fato é que essa iniciativa mostra a estratégia da empresa em diversificar e fortalecer ainda mais sua presença no cenário das redes sociais.

Rivalidade

QuickFrame

Em 2023, de acordo com os dados da Sensor Tower, empresa de análise de mercado, o Instagram passou o TikTok em números de downloads no mundo todo, tendo 768 milhões comparados com 733 milhões do concorrente.

Esse sucesso é atribuído ao Reels, que foi uma resposta da rede social da Meta para os vídeos do TikTok. Com isso, o Instagram teve um aumento de 13 milhões de usuários ativos mensais no último trimestre de 2023. Enquanto isso, a plataforma da ByteDance viu uma diminuição de 12 milhões, totalizando 1,12 bilhão de usuários.

Mesmo o Instagram tendo passado o TikTok em quantidade de downloads, o engajamento do TikTok ainda é maior. Para se ter uma ideia, as pessoas passam, em média, 95 minutos todos os dias na rede social chinesa, e 62, na norte-americana.

Monetização

Snap TikVideo

Outra novidade é que o TikTok abriu o Programa de Recompensas do Criador para o público para que eles possam incentivar e ajudar os criadores de conteúdo. E irá priorizar publicações originais, com alta qualidade e com mais de um minuto.

Além disso, o TikTok também anunciou a nova Academia de Criadores, com cursos, artigos e outros materiais educacionais, para profissionalizar a produção dos vídeos.

Esse Programa de Recompensas do Criador é uma chance de monetizar as publicações e incentivar os criadores a produzirem conteúdo original. Ele já está disponível para os usuários que tenham mais de 18 anos e cumpram os requisitos. São eles: ter uma conta com 10 mil seguidores ou mais; ter no mínimo 100 mil visualizações nos últimos 30 dias; ter a conta pessoal regularizada nos mercados onde o programa estiver disponível.

Se o criador de conteúdo preencher todos esses requisitos, ele tem direito a participar da iniciativa que garante a monetização dos vídeos, além de outros benefícios do TikTok.

Para que esses benefícios sejam garantidos, a rede social irá usar uma fórmula baseada em quatro métricas. São elas:

1 – Originalidade: com foco em conteúdo exclusivo e de qualidade.

2 – Duração de reprodução: priorizará perfis com conteúdo claro e envolvente ao invés de perfis com excesso de vídeos.

3 – Engajamento: analisar as curtidas, comentários e compartilhamentos das publicações.

4 – Valor de pesquisa: ver quais são os conteúdos que estão alinhados com os tópicos de pesquisa em alta, ganhando assim mais valor.

“A nova fórmula também recompensará automaticamente os criadores pelo valor de anúncio de sua conta, determinado pelo tempo que suas comunidades gastam assistindo a anúncios”, explicou o TikTok.

Fonte: Olhar digital, Canaltech

Imagens: The Verge, QuickFrame, Snap TikVideo

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