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TikTok lança seu programa de monetização

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O TikTok é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos que, em 2020, tornou-se o aplicativo mais baixado no mundo. E com esse crescimento da rede social, uma nova profissão surgiu: TikToker. Assim como os YouTubers, os TikTokers são influenciadores que postam seu conteúdo na plataforma e são vistos por milhares de pessoas.

Agora, a plataforma abriu o Programa de Recompensas do Criador para o público para que eles possam incentivar e ajudar os criadores de conteúdo. Essa estreia aconteceu nessa segunda-feira e é uma sequência ao Criativo Beta, que era a versão de teste, e irá priorizar publicações originais, com alta qualidade e com mais de um minuto.

Além disso, o TikTok também anunciou a nova Academia de Criadores, com cursos, artigos e outros materiais educacionais, para profissionalizar a produção dos vídeos.

TikTok pagando criadores

Canaltech

Esse Programa de Recompensas do Criador é uma chance de monetizar as publicações e incentivar os criadores a produzirem conteúdo original. Ele já está disponível para os usuários que tenham mais de 18 anos e cumpram os requisitos. São eles: ter uma conta com 10 mil seguidores ou mais; ter no mínimo 100 mil visualizações nos últimos 30 dias; ter a conta pessoal regularizada nos mercados onde o programa estiver disponível.

Se o criador de conteúdo preencher todos esses requisitos, ele tem direito a participar da iniciativa que garante a monetização dos vídeos além de outros benefícios do TikTok.

Para que esses benefícios sejam garantidos, a rede social irá usar uma fórmula baseada em quatro métricas. São elas:

1 – Originalidade: com foco em conteúdo exclusivo e de qualidade.

2 – Duração de reprodução: priorizará perfis com conteúdo claro e envolvente ao invés de perfis com excesso de vídeos.

3 – Engajamento: analisar as curtidas, comentários e compartilhamentos das publicações.

4 – Valor de pesquisa: ver quais são os conteúdos que estão alinhados com os tópicos de pesquisa em alta, ganhando assim mais valor.

“A nova fórmula também recompensará automaticamente os criadores pelo valor de anúncio de sua conta, determinado pelo tempo que suas comunidades gastam assistindo a anúncios”, explicou o TikTok.

Academia de criadores

Tiendanube

Além da monetização, o TikTok também anunciou a Academia de Criadores. Esse canal irá reunir cursos, artigos, vídeos, insights e outros recursos para que os tiktokers possam se desenvolver dentro da rede social.

Essa academia será feita em sete línguas a princípio, com previsão de ter mais idiomas futuramente. Além disso, em breve, quem estiver participando dela também vai conseguir acessá-la através do aplicativo para navegadores Creator Center.

O painel do Programa de Recompensas do Criador também foi melhorado e irá apresentar análises e dados atualizados. Outro ponto é que os vídeos também irão ter páginas dedicadas para conferir mais detalhes sobre os resultados da publicação.

Futuro da plataforma

UBC

Mesmo com novidades sendo anunciadas, o TikTok não está em uma situação boa nos EUA. Isso porque, um grupo bipartidário de legisladores dos EUA apresentou uma proposta de lei nova, dando à ByteDance aproximadamente seis meses para se “livrar” do TikTok se ela não quiser enfrentar uma proibição geral no país.

Segundo a Reuters, o objetivo dessa proposta é resolver as preocupações de segurança nacional sobre o aplicativo chinês. Esse projeto é o primeiro movimento legislativo com significância depois da legislação do Senado para proibir o TikTok ter sido parada no Congresso em 2023.

Impressionantemente, a proposta tem apoio dos membros republicanos e dos democratas. Na quinta-feira a votação inicial deve começar. E se a legislação for aprovada, a ByteDance teria 165 dias para alienar o TikTok, que é usado por mais de 170 milhões de norte-americanos, ou então fazer a plataforma ser ilegal nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Claro que essa proposta não agradou a todos. Tanto é que a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), ONG que tem a missão de defender e preservar os direitos e liberdades individuais garantidas a cada pessoa nos EUA, deu seu pronunciamento sobre o assunto quase que de forma imediata, fazendo acusação de que ela é inconstitucional.

“Esta é a minha mensagem para o TikTok: rompa com o Partido Comunista Chinês ou perca o acesso aos seus usuários americanos. O principal adversário da América não tem nada a ver com controlar uma plataforma de mídia dominante nos Estados Unidos”, disse Mike Gallagher, presidente republicano do seleto comitê da Câmara dos Deputados para a China, em comunicado sobre a nova proposta de lei.

De acordo com um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, o projeto de lei é  “um passo importante e bem-vindo”, e também disse que a administração de Biden irá trabalhar com o Congresso “para fortalecer ainda mais esta legislação e colocá-la na base jurídica mais forte possível”.

Um porta-voz do TikTok se opôs de forma rigorosa e apontou que milhões de usuários norte-americanos que dependem da rede social para trabalhar ou como uma forma de renda extra irão ser prejudicados com essa proposta.

“Este projeto de lei é uma proibição total do TikTok, não importa o quanto os autores tentam disfarçar. Esta legislação irá atropelar os direitos da Primeira Emenda de 170 milhões de americanos e privar 5 milhões de pequenas empresas de uma plataforma da qual dependem para crescer e criar empregos”, disse.

Fonte: Canaltech, Olhar digital

Imagens: Canaltech, Tiendanube, UBC

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