Curiosidades

Quantos bilhões de habitantes o planeta Terra aguenta?

0

Nosso planeta já passou por várias eras e isso também foi visto na população mundial. Atualmente, nenhuma parte do mundo é intocada. Todos os lagos, florestas e cânions já tiveram algum tipo de contato com a atividade humana. Além disso, a engenhosidade humana permitiu que feitos incríveis fossem feitos por nós.

Hoje em dia, a população é tão enorme, com pouca diversidade genética fora da África, que um pesquisador observou que não é tão surpreendente que algumas pessoas se pareçam com estranhos que nunca viram. Isso porque existe um pool genético que constantemente está sendo reciclado. Com isso, aproximadamente 370 mil oportunidades são criadas para que essas coincidências apareçam.

Com a população humana em constante expansão, aconteceu um grande cisma de pensamento. Algumas pessoas veem essa alta de números como uma história de sucesso sem precedentes. Inclusive, existe uma escola de pensamento que defende que precisamos de mais pessoas.

Planeta

BBC

Alguns rotulam as massas humanas como “praga na Terra”, e de acordo com essa visão,  quase todos os problemas ambientais enfrentados hoje em dia, desde mudanças climáticas até perda de biodiversidade, estresse hídrico e conflitos por terra, podem estar ligados com a reprodução desenfreada nos últimos séculos.

Em 1994, quando a população global era de 5,5 bilhões de pessoas, pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA, calculou que o tamanho ideal da população humana no planeta seria entre 1,5 e dois bilhões de pessoas.

Então, será que atualmente o mundo está superpovoado? Por mais que o debate a respeito do número ideal de pessoas no planeta seja desde sempre fragmentado, o tempo para decidir qual é a melhor direção para onde ir está se esgotando.

Contudo, atualmente, quaisquer  políticas que envolvam cotas ou metas para aumentar ou diminuir a população humana são condenadas universalmente, a não ser por poucas organizações extremistas. E o risco desses incentivos levarem à coerção ou outras atrocidades é tido como muito alto.

Nos dias atuais, é amplamente aceito o conceito de que as pessoas estão colocando uma pressão insustentável nos recursos finitos do planeta, tanto que o fenômeno chamado “Dia da superação da Terra” mostra a data estimada que a humanidade terá usado todos os recursos biológicos que o planeta pode sustentar naquele ano. Em 2010, essa data era oito de agosto. Nesse ano, ela foi para 28 de julho.

Demografia

BBC

Contudo, a demografia influencia mais do que somente no meio ambiente e na economia. De acordo com Alex Ezeh, professor de Saúde Global da Universidade Drexel, nos EUA, o número absoluto de pessoas em um país não é o fator mais importante. E a taxa de crescimento ou declínio da população é fundamental para as perspectivas futuras de um país. Por conta disso, na visão dele, é isso que determina a rapidez com que as coisas estão mudando.

Por mais que o grau que a humanidade irá continuar se expandindo pelo planeta ainda não tenha sido decidido, algumas trajetórias já foram definidas. Uma delas se apoia no conceito de que a população humana, provavelmente, continuará a crescer durante algum tempo, independentemente de qualquer esforço para diminuí-la.

Isso acontecerá por conta de um fenômeno conhecido como momentum demográfico, em que a população jovem com taxa de fecundidade abaixo do nível de reposição continua a crescer, enquanto a taxa de mortalidade e os níveis de migração continuam os mesmos.

Em 2014, um estudo descobriu que mesmo se enfrentarmos grandes tragédias, como uma pandemia mortal, uma guerra mundial catastrófica ou uma política draconiana de filho único implementada em todos os países do planeta, a população ainda cresceria para até 10 bilhões de pessoas em 2100.

Mesmo que um desastre desse nível mate bilhões de pessoas em um período de cinco anos, isso ainda permitiria que a população crescesse para 8,5 bilhões de pessoas nas próximas oito décadas.

Ou seja, os autores concluem que, aconteça o que acontecer, é provável que existam várias e várias pessoas até pelo menos o próximo século.

Fonte: BBC

Imagens: BBC 

Desorientada em incêndio, cobra aceita água na boca dada por brigadista

Artigo anterior

Porcentagem de crianças do 2º ano que não sabem ler e escrever mais do que dobra na pandemia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido