Curiosidades

Quantos ossos têm no corpo humano?

0

O corpo humano de um adulto é formado por 206 ossos que são subdivididos em esqueleto axial e apendicular. No caso do esqueleto axial, ele é composto pelos ossos que estão no eixo central do corpo, como por exemplo, o crânio e tórax. Já o apendicular são os ossos dos membros. De todos eles,172 ossos formam pares, como no caso de todos os apendiculares e 46 dos ossos axiais. Os que não estão em pares são uma parte essencial da estrutura óssea, com determinados ossos do crânio, vértebras, esterno e osso hióide.

Isso mostra que o nosso esqueleto é uma estrutura de engenharia biológica impressionante e formada por ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e articulações. E ele não somente dá um formato ao corpo e faz com que tenhamos movimentos precisos e coordenados, mas também serve como uma forma de proteção para os órgãos vitais.

Além disso, são os ossos que dão um suporte essencial, agindo como vigas de um prédio, e mantém a estrutura corporal e garantem que os sistemas internos se mantenham íntegros.

Ainda nesse ponto de proteção, a natureza escolheu os ossos como barreiras bem robustas para os órgãos que são cruciais para os humanos. Isso é visto com eles formando um casulo no cérebro, e envolvendo o coração e pulmões para que eles trabalhem sem ter nenhuma interrupção. A medula espinhal também está dentro de um canal ósseo que a protege contra impactos externos.

O tecido ósseo também tem papéis essenciais que são menos evidentes. Como por exemplo, dentro dos ossos existe uma substância amarelada que é conhecida como medula óssea e é a origem das células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Além disso, na medula também estão células de gordura que podem ser chamadas quando necessário.

Os ossos também tem a função de armazenar minerais, principalmente cálcio e fósforo, para regular a liberação desses nutrientes no fluxo sanguíneo e manter o equilíbrio mineral do corpo.

Componentes do esqueleto

Segredos do mundo

O esqueleto axial é composto pelas estruturas ósseas da cabeça, do pescoço, do peito e das costas. No caso do crânio, ele é formado por 28 ossos, sendo 22 simétricos e seis únicos. A coluna vertebral tem 26 ossos, incluindo 24 vértebras, além do sacro e do cóccix. Sua função é proteger a medula espinhal.

Fazendo a proteção dos órgãos vitais torácicos estão os 12 pares de costelas e o esterno, que conecta as costelas na parte frontal. No osso hióide, que fica na região anterior da traqueia, é visto umas sustentação por tecido conjuntivo sem nenhuma ligação direta com os demais ossos.

Já o esqueleto apendicular é composto majoritariamente pelos ossos das mãos e pés, que representam 106 dos 126 ossos apendiculares que são organizados em metacarpos ou metatarsos em número de cinco em cada membro. Eles por suavez são ligados aos dedos através das falanges. Em cada mão existe oito ossos do carpo e cada pé tem sete ossos do tarso.

Na parte superior do corpo são vistos cinco tipos de ossos pareados que fazem parte do ombro e braço. São eles: as escápulas, clavículas, úmeros e os ossos do antebraço — ulnas e rádios. Enquanto que na parte inferior é visto a estrutura pélvica, com o conjunto ílio, ísquio e púbis, além do fêmur, a patela e os ossos da tíbia e fíbula, que estruturam a perna.

Corpo humano

Terra

O nosso corpo está a todo o momento nos dando indícios do que está bem e o que não está. Devemos ficar atentos aos sinais que algumas partes nos dão. Ele está constantemente nos dizendo o que precisa de cuidados. Ele faz isso através de alguns sinais que podem servir de alerta para nossa saúde. Mostramos aqui o que significam alguns dos sinais que o corpo dá com relação à sua saúde.

Pé dormente

A sensação de pé dormente geralmente acontece quando a pessoa fica sentada por um bom tempo sobre seu pé, ou um peso é colocado sobre ele. Quando uma pressão é aplicada em uma parte do corpo durante um período de tempo isso interrompe a comunicação  das fibras nervosas com o cérebro. Por conta disso, ele não consegue enviar para o pedaço do corpo as informações sobre o que ele deve fazer. Por isso a pessoa não consegue mexê-lo.

Além disso, os vasos sanguíneos também são pressionados, o que faz com que o sangue não circule normalmente na região. Esses dois fatores somados resultam no conhecido formigamento. Essa sensação é um aviso de que a pessoa deve mudar de posição. Até porque, se ela continuar por muito tempo na mesma posição ela pode ter sérios problemas.

Rouquidão

A pessoa pode ficar rouca por vários fatores, como por exemplo, gripe, resfriado e fumo. As cordas vocais são músculos que ficam lado a lado e formam um V invertido dentro da laringe.

E quando essas pregas se juntam para deixar a saída de ar dos pulmões mais estreita, elas geram um som que, modulado, origina a voz. E qualquer inflamação ou inchaço das cordas vocais que de alguma forma dificulte essa passagem vai fazer com que a pessoa fique rouca.

Coceira

A coceira pode ser despertado por alergias, infecções e até mesmo nervosismo. Mas ela também é um aviso de que o corpo entrou em contato com alguma substância estranha. Seja uma planta, pulga ou pernilongo, quando eles entram em contado com o corpo os receptores localizados na camada mais superficial da pele se irritam e começam a enviar um sinal de alerta para o cérebro.

Então, o reflexo natural é passar a unha na região que está irritada. Isso é, na verdade, o organismo tentando se livrar daquilo que está incomodando. Muitas das vezes isso não alivia, mas é o necessário para que o cérebro “desligue” o alerta e a pessoa pare de coçar.

Músculos ardendo

Quem faz um treino pesado ou então pega duro algum dia na musculação com certeza já deve ter sentido essa sensação quase de queimação, de ardência dos músculos. Isso acontece por conta de um fenômeno chamado acidose.

Em condições normais, o pH do corpo é neutro. Mas em determinadas situações ele pode ser desequilibrado e acabar ficando mais ácido. Isso é o que acontece quando a pessoa faz exercício intenso.

Gases

Nem todos os gases que as pessoas eliminam tem um cheiro desagradável. Tanto que 98% deles são inodoros.  “O odor ruim é proveniente da degradação de bactérias ou de uma deficiência enzimática do organismo, mas é algo que varia de pessoa a pessoa”, explica Maria do Carmo Passos, membro da Federação Brasileira de Gastrenterologia e coordenadora do Fapege.

Os gases entram no corpo das pessoas junto com os alimentos ou então pela própria respiração. E eles tem que ser expelidos. E uma dica para que os gases que saiam do seu corpo não incomodem outras pessoas é pegar leve na ingestão de feijão, repolho e couve-flor.

Fonte: Socientifica

Imagens: Segredos do mundo, Terra

Mais de 3,8 mil aparelhos são bloqueados em uma semana pelo aplicativo Celular Seguro

Artigo anterior

Múmia egípcia que morreu no parto descoberta com cabeça do bebê presa na pelve

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido