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Quer exercitar tanto a mente como o corpo? Faça isso

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A relação de amor e ódio com exercícios físicos é grande. Existem aquelas pessoas que amam, não vivem sem o hábito na rotina, do tipo que, se ficarem um dia sem fazer sua atividade física, para elas será  um dia perdido. Mas há também aqueles que odeiam e nem conseguem pensar na tortura, que é fazer alguma atividade.

Mesmo que todos saibam que praticar exercícios físicos faça bem à saúde, a rejeição a eles continua grande. Antes mesmo da pandemia, a caminhada e trilhas já estava em declínio tanto entre os adultos como com as crianças. Contudo,  durante a pandemia a popularidade desse exercício aumentou e várias pessoas começaram a caminhar e fazer trilhas.

Exercício

O que muita gente não sabe é que fazer trilhas é uma ótima maneira de não somente sair na natureza, como também dá vários benefícios para a saúde física e mental.

Fazer trilha é diferente, em vários aspectos, do que dar um passeio normal pela vizinhança. Não apenas o terreno nas trilhas é irregular ou rochoso, mas também, geralmente, existe alguma mudança na elevação, como por exemplo, subir ou descer colinas.

Além disso, para fazer trilhas as pessoas tendem a usar um calçado diferente. Como por exemplo, botas, que podem ser mais pesadas do que os calçados que elas estão acostumadas.

E essas diferenças, de terreno e calçado, significam que a trilha terá um gasto de energia maior do que uma caminhada em um terreno plano. Isso também acontece pelo fato de que as pessoas, na trilha, precisam usar mais seus músculos para se estabilizarem nos caminhos acidentados.

Benefícios

Para se ter uma ideia, enquanto uma caminhada rápida a cerca de cinco quilômetros por hora consome quatro vezes mais energia do que sentar e descansar, uma trilha consome mais de cinco vezes.

Com essa diferença, uma pessoa pode atingir os 150 minutos recomendados de atividade física moderada a vigorosa, sem precisar correr ou então ir para a academia.

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde já são conhecidos. E fazer trilha traz benefícios mesmo para aquelas pessoas que tem problemas de saúde pré existentes.

Segundo um estudo, fazer trilhas levam à perda de peso e melhora a saúde cardiovascular nos adultos pré diabéticos. Isso, provavelmente, diminui o risco de contrair diabetes tipo 2.

Saúde

Os benefícios não param por aí. Fazer trilha também pode melhorar a força muscular, equilíbrio e flexibilidade nas pessoas mais velhas com obesidade. Até mesmo os que tem problemas de equilíbrio ou problemas nas articulações podem fazer trilhas, usando por exemplo bastões trekking para diminuir a carga nas pernas.

Um outro benefício da trilha é que ela é classificada como “exercício ecológico”. Classificação que faz referência à saúde que a prática na natureza traz para as pessoas.

Estudos mostram que os exercícios ecológicos não apenas diminuem a pressão arterial, como também trazem benefícios para o bem estar mental, melhoram o humor e diminuem a depressão em uma extensão maior que os exercícios dentro de casa.

Por conta disso, os estudos sugerem que os profissionais de saúde devem recomendar trilhas para os pacientes como uma forma de baixo custo para eles melhorarem a saúde.

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