Curiosidades

Os sinais que nossa língua dá sobre a saúde do corpo

0

O nosso corpo está a todo o momento nos dando indícios do que está tudo bem e o que não está. Devemos ficar atentos aos sinais que algumas partes nos dão. É possível, por exemplo, saber se uma pessoa está doente e até o que ela tem quando olhamos no fundo dos seus olhos. A cor dos olhos, a profundidade e a dilatação da pupila podem revelar tudo o que queremos saber. Nossas mãos também conseguem fazer isso, quando se mostram enrugadas ou ressecadas. Outra parte do corpo que muito diz sobre a saúde geral é a nossa língua.

Desde pequenos aprendemos que não devemos sair por aí mostrando a língua, pois é uma grande falta de ética. Mas, sempre que possível devemos olhar essa parte do nosso corpo, dando uma atenção maior, pois como falamos antes, pode revelar alguma coisa que não está certa. E foi pensando um pouco mais sobre o assunto que decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns sinais que nossas línguas dão sobre a saúde do corpo. Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já. Sem mais delongas, vamos lá.

Os Sinais da língua

1 – A língua saudável

Uma língua saudável precisa ter essa aparência ou uma muito similar. O tamanho das papilas não importa, desde que ela seja rosada e limpa. A recomendação de profissionais da saúde é a limpeza da boca por dois minutos, pelo menos 2 vezes ao dia. Isso inclui a língua e dentes.

2 – Pontos brancos

Alguns pontos brancos podem aparecer em uma parte da língua ou nela inteira. Isso é o que chamamos de saburra lingual. Trata-se de uma massa de células mortas, bactérias, muco e restos alimentares. Essa condição pode resultar em mau hálito e, muitas vezes, só precisamos melhorar a higiene. Se isso for persistente ou causar dor, é preciso procurar por um médico, pois pode significar outras doenças.

3 – Língua geográfica

Trata-se de uma língua com manchas avermelhadas e lisas. Não é bem uma doença e nem está ligada a uma infecção. É apenas uma característica da língua. Em determinados casos, pode dar uma sensação de queimação, mas para resolver basta evitar alimentos muito quentes, salgados, picantes ou ácidos.

4 – Língua inchada

Isso pode ser resultado de uma alimentação muito quente ou picante. No entanto, se isso não aconteceu, pode indicar a falta de vitaminas (ácido fólico ou vitamina B-12). Dá ainda uma sensação de dor ou queimação, o que é comum no período após a menopausa, exigindo assim uma pasta de dente mais suave.

5 – Feridas ou lesões

Caroços irregulares, ou feridas que duram mais de 6 semanas, são coisas preocupantes. Esses podem ser sinais de infecções, inflamações ou até mesmo câncer. É preciso ficar atento e procurar ajuda médica.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site e surpreenda-se.

Conheça o livro capaz de matar qualquer pessoa

Matéria anterior

6 segredos do sucesso de Elon Musk

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.