icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Quantos pontos negros você é capaz de enxergar nessa imagem?

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 05/12/19 às 13h56

capa do post Quantos pontos negros você é capaz de enxergar nessa imagem?

Se você disse três, você viu o mesmo que a maioria das pessoas. No entanto, não é o número exato de pontos negros que existem nessa imagem. No primeiro instante, pode até parecer um GIF em movimento, mas não, é apenas uma ilusão de ótica. A chamada ilusão de extinção de Ninio viralizou recentemente na internet, depois que o desenvolvedor de jogos, Will Kerslake, compartilhou a imagem no Twitter. A comoção foi instantânea e rapidamente chegou ao topo do Reddit.

A imagem intrigou os internautas, com as mais variadas repostas, mas afinal, quantos pontos negros existem nessa imagem? A reposta é 12. A grande possui 12 pontos negros, porém, é quase impossível enxergá-los todos de uma vez, a não ser, é claro, que você queira uma tremenda dor de cabeça. A questão agora é: por que as pessoas não conseguem enxergar os 12 pontos da imagem, ao mesmo tempo. Mas existe uma explicação para isso. Entenda.

A ilusão

A imagem, conhecida como ilusão de extinção de Ninio, foi desenvolvida pelo biólogo francês, especializado em percepção visual, Jacques Ninio, que, na verdade, adaptou a famosa "ilusão de grade Hermann". A imagem mostra uma grade de linhas horizontais, verticais e diagonais, contendo 12 pontos negros, em diversas interseções. No entanto, apenas algumas pessoas conseguem ver todos esses pontos simultaneamente.

Will Kerslake compartilhou a imagem, com a seguinte legenda em seu perfil no Twitter: "Há 12 pontos pretos nas interseções desta imagem. Seu cérebro não o deixará ver todos de uma só vez". E pronto, foi o suficiente para as pessoas começarem a se perguntar o porquê disso.

Como Ninio explica em um artigo científico sobre a ilusão: "Quando os discos brancos em uma grade cintilante são reduzidos em tamanho e delineados em preto, eles tendem a desaparecer. Vemos apenas alguns deles de cada vez, em grupos que se movem erraticamente na página. Onde não são vistos, os becos cinzentos parecem ser contínuos, gerando cruzamentos cinzentos que não estão realmente presentes. Alguns espumantes pretos podem ser vistos nas passagens onde nenhum disco é visto. A ilusão também funciona em contraste inverso".

A explicação

Mas afinal, por que isso acontece? Em entrevista ao site The Verge, o cientista da visão, Derek Arnold, explica como essa ilusão está diretamente relacionada a nossa visão periférica, e como ela é relativamente limitada. Isso porque, em essência, o nosso cérebro tenta explicar essa periférica imprecisa, simplesmente seguindo o padrão regular de linhas cinzentas. Ou seja, ofuscando as demais por um instante.

Isso acontece porque, quando o olho enxerga um padrão organizado de uma forma específica, o cérebro geralmente não consegue processar a imagem corretamente. Para Ninio, essa confusão se relaciona com o fato de que o cérebro pode coletar informações, usando diferentes limiares de contraste, em partes diferentes do campo visual.

E você, conseguiu ver os 12 pontos da imagem? Então, não se preocupe, agora você já sabe o porquê. Aproveite e compartilhe também com os seus amigos, vai que eles também achem isso interessante.


Próxima Matéria
Via   BBC     IFL Science  
Imagens BBC Instituto
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest