• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Essa ilusão de ótica detecta se você tem esquizofrenia

POR A redação    EM Curiosidades      11/02/16 às 15h28

Para quem não sabe, a esquizofrenia é uma doença mental e que geralmente se manifesta no início da adolescência ou já na fase adulta. Essa doença é muito mais comum do que imaginamos, e aqui no Brasil estima-se que exista cerca 1,6 milhão de esquizofrênicos.

Os principais sintomas da doença, pode ser apresentar de diversas formas, e afeta várias áreas do funcionamento do seu cérebro. Uma pessoa que possui esse distúrbio pode ter delírios, alucinações, confusão mental, alteração no modo de sentir ou interpretar os sentimentos e desanimo.

Enfim, deu pra perceber que a doença é bastante séria, e que causa mudanças radicais na vida e no convívio social de seus portadores. Entretanto sua causa e sua origem ainda são desconhecidas, mas acredita-se que a hereditariedade tenha uma importância relativa.

Agora vamos a grande questão; como podemos diagnosticar a esquizofrenia? Bom, o diagnóstico deve ser feito por um especialista, mas existe um pequeno truque, que nós aqui do Ultra Curioso descobrimos, e claro, vamos dividir com vocês.

2

Lembrando que nesse caso, não se pode considerar que o truque vale por um diagnóstico de um médico especialista, mas serve como um alerta caso você reaja de maneira inesperada a ele.

Então vamos lá, o "truque funciona da seguinte forma, pessoas que sofrem de esquizofrenia não são enganadas pela ilusão de massa ótica, diferentemente das pessoas "normais", que acabam sempre caindo nesse tipo de ilusão.

Isso acontece devido as conexões sensoriais e conceptuais que os cérebros dos esquizofrênicos são capazes de fazer.  Por exemplo quando vemos uma máscara disposta sobre uma mesa, fica difícil deduzir de qual lado ela realmente está (de frente para nós ou virada com sua face para a mesa), mas para os esquizofrênicos não!

01

O truque da máscara oca, é um bom instrumento para detectar esse distúrbio, pois mexe com o lúdico, envolve a seleção do real e não real (delírios) e etc.

Quem descobriu tudo isso, foi Dima e Jonathan Roiser, que realizaram uma pesquisa na University London, onde eles analisavam 3 pacientes com esquizofrenia e 16 indivíduos saudáveis, para isso eles usaram um scanner para monitorar a atividade cerebral dessas pessoas enquanto eles tentavam reconhecer imagens em 3D de mascaras corcovas e convexas. E como eles deduziam, o resultado mostrou que apenas os esquizofrênicos conseguiram distinguir em qual dos lados a máscara se encontrava.

02

E vocês, realizaram o teste? E qual foi o resultado? Comentem aqui em baixo pra gente, nós somos Ultra Curiosos e também queremos saber.

Lembrando mais uma vez, que esses teste vale somente para indicar indícios e a possibilidade de alguém ter a doença, e não vale como um diagnóstico médico.

Próxima Matéria
Via   Saudemental  
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+