Curiosidades

Quem é o recordista mundial de apneia?

0

Respirar é algo tão natural e essencial que, às vezes, até nos esquecemos que estamos respirando. Não é como se fosse algo que tenhamos que pensar muito para fazer ou nos esforçarmos, acontece de forma natural. Porém, se a gente ficar alguns minutos sem ar, já percebemos o quanto precisamos dele. Por mais que as pessoas comuns não consigam superar os dois minutos sem respirar, atletas em apneia conseguem ficar um pouco mais.

O mergulho em apneia nada mais é do que mergulhar com ar nos pulmões. Mas não é um simples mergulho que qualquer pessoa dá em uma piscina. A prática é reconhecida como um esporte. E como qualquer outro, existem várias modalidades e recordes de tempo de submersão.

Com por exemplo, Budimir Buda Šobat, um croata de 54 anos, que conseguiu bater um recorde mundial no ano passado. O homem conseguiu ficar 24 minutos e 33 segundos embaixo d’água sem respirar. Esse recorde de apneia foi feito em uma piscina na cidade de Sisak, na Croácia, sob supervisão de médicos, repórteres e torcedores.

Recorde

O mais curioso é que o recorde anterior também era de Šobat. Três anos antes, o croata tinha passado a barreira dos 24 minutos quando ficou 24 minutos e 11 segundos embaixo d’água sem respirar.

O tempo sem respirar pode ser impossível para qualquer pessoa. No entanto, para Šobat a conquista é resultado de anos de treinos e condicionamento. Para conseguir uma performance tão boa, Šobat passa alguns minutos hiperventilando com oxigênio puro, para aumentar a oxigenação corporal.

O homem era ex-fisioculturista e resolveu se dedicar ao mergulho estático. Não demorou muito para que ele se tornasse um dos 10 melhores do mundo.

Apneia com e sem inalação

Freediving

Como dito, o mergulho em apneia é um esporte com suas categorias. Na modalidade sem inalação prévia de oxigênio, o recorde é do sérvio Branko Petrovic, que mergulhou por 11 minutos e 54 segundos sem respirar. Seu recorde foi obtido em uma piscina em Dubai, em 2014.

A modalidade de Šobat é a com inalação prévia. Nela, o mergulhador respira oxigênio puro por até 30 minutos antes da prova para poder aumentar sua oxigenação corporal. Mesmo que essa inalação faça uma grande diferença, como é visto pela diferença de tempo que os mergulhadores ficam embaixo d’água, ela também depende de treinamento do corpo para bombear o sangue oxigenado em um ritmo mais lento.

Isso é necessário porque a apneia estática tem sérios riscos para o corpo de quem a pratica, principalmente para o cérebro. Para se ter uma ideia, depois de 18 minutos sem respirar, o croata começou a sentir contrações involuntárias e espasmos musculares. Quando isso aconteceu, Šobat começou a contá-los como uma maneira de ficar consciente.

O que motivou Šobat a conquistar esse novo recorde, segundo ele mesmo, foi sua filha Saša, de 20 anos, que está lutando contra paralisia cerebral, autismo e epilepsia desde a infância. Além disso, todo o espetáculo para ver o croata quebrar seu próprio recorde teve uma ação humanitária. Ele arrecadou fundos para as crianças da cidade Sisak, área afetada por forte terremoto em dezembro de 2020.

Modalidades

Evidive

Além das práticas com e sem inalação, existem outras modalidades de apneia. São elas:

Apneia estática

Nessa modalidade, o mergulhador tem que se manter debaixo da água o maior tempo possível em uma única posição escolhida por ele ou pelas regras da competição, e sem a ajuda de aparelhos.

Apneia dinâmica

Aqui, o atleta precisa percorrer a maior distância possível estando submerso. E nessa modalidade ainda se divide em competições com e sem o uso de nadadeiras.

Apneia sprint 25-50m

Como o próprio nome já diz, o mergulhador tem que percorrer 25 ou 50 metros submerso, mantendo o fôlego e sendo o mais rápido possível. Isso porque quem ganha aqui é o atleta que for mais rápido.

Lastro constante

A modalidade é mais comum em mar e lagos. Nela, o mergulhador usa um cinto de lastro que impede que ele suba e ajuda na submersão mais funda possível sem a ajuda de um cabo-guia.

Imersão livre 

Já nessa forma de apneia é usado um cinto lastro ou nadadeiras. Assim, o mergulhador deve descer o máximo possível com o apoio de um cabo guia. Por conta disso, ela é uma das modalidades consideradas mais naturais do mergulho em apneia.

Fonte: Oddity Central, Evidive

Imagens: YouTube, Freediving, Evidive

“Gato herói” salva família de um vazamento de gás

Artigo anterior

Veja o momento da agressão e expulsão dos participantes de A Fazenda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido