Curiosidades

Respirar pela boca afeta dentes e até mesmo o humor

0

Respirar é essencial para a nossa vida. Até porque, se pararmos de fazê-lo, morremos. Mas a forma pela qual se respira pode ser um indicativo sobre a saúde da pessoa. Isso porque o normal é respirar pelo nariz, porém, de acordo com um estudo publicado na revista “Sociedade Latino-Americana de Alergia, Asma e Imunologia” (SLAAI), a porcentagem de crianças entre oito e 10 anos que respiram pela boca é de 64%.

Até mesmo bebês bem pequenos já podem ter a respiração bucal e por conta disso terem problemas obstrutivos das vias aéreas. Isso pode ser causado por uma amamentação inadequada com mamadeira ou postura errada no seio. Tao problema deve ser tratado nos primeiros meses de vida.

Normalmente, respirar pela boca significa que algum ponto da via aérea, ou o nariz ou a faringe, está obstruído. Essa obstrução pode ser causada por várias coisas diferentes, como por exemplo, rinite alérgica, desvio de septo, aumento das conchas nasais, adenoides ou aumento das amígdalas, causando uma respiração bucal e ruidosa, que nesse caso precisa de cirurgia.

Para determinar a causa da respiração bucal é preciso procurar um médico otorrinolaringologista. Depois de fazer exames específicos, ele conseguirá fazer o diagnóstico e ver se o nariz está tapado ou se a obstrução acontece na garganta.

Causas

Sorrisologia

As causas para que alguém respire pela boca podem ser muitas. Dentre elas estão as rinites crônicas. A mais comum e frequente causadora é a rinite alérgica. Quando ela acontece, além do nariz tapado, as pessoas costumam se queixar de crises de espirros, coceira nasal ou ocular e coriza aquosa.

Outra causa pode ser o desvio de septo nasal, que é a estrutura que divide o nariz em duas cavidades. Esse desvio pode acontecer por um trauma, como pancada ou bolada, ou então já crescer torto. Ter um desvio leve é algo comum. Agora, os desvios severos ou que são em áreas estreitas do nariz podem causar uma obstrução nasal, o que leva a pessoa a respirar pela boca. Nesses casos é preciso a septoplastia, que é um tratamento cirúrgico.

Quando a causa de se respirar pela boca é por conta da garganta, o mais comum é que seja o aumento irredutível das amígdalas palatinas, que às vezes chegam a se tocar no meio da garganta.

Quem tem esse aumento, além de respirar pela boca, costuma roncar quando dorme, e pode até ter apneia do sono, quando a respiração para entre 10 e 30 segundos.

Sintomas

Tecno voz

Alguns dos sintomas que respirar pela boca pode causar são: falta de fluxo de ar nasal, espirros, coriza, ronco e possível síndrome da apneia obstrutiva do sono. Além desses, a pessoa também pode ter um aumento de infecções respiratórias, infecções de ouvido, sinusite e amigdalite.

A respiração oral também pode causar  a chamada aerofagia, que é a deglutição de ar. Quando isso acontece, o ar que está no estômago provoca gases e dá uma sensação de estômago cheio. Por conta disso, arrotos e flatulências podem ser frequentes.

Esses não são todos os sintomas. As pessoas que respiram pela boca podem ter alterações posturais, afetando também a função muscular típica da respiração, alterações de desenvolvimento dos dentes e mudanças comportamentais, como dificuldade de concentração acompanhada de queda no rendimento escolar, sono agitado e irritabilidade.

Todos esses sintomas irão afetar a qualidade de vida da pessoa a médio e longo prazo.

Tratamento

Otorrino DF

O tratamento para a respiração bucal é multidisciplinar e envolve otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e dentista especialista em ortopedia funcional.

Nesse tratamento, com relação ao procedimento odontológico, o indicado é a expansão do maxilar para que se reestabeleça o espaço bucal funcional e adequado para o posicionamento dos músculos intra e extrabucais. Dessa forma, corrige-se o posicionamento dos dentes e a tonicidade muscular da face, inclusive favorecendo o fechamento dos lábios.

Atenção

Rimedualc

Engana-se quem pensa que se a pessoa respira pelo nariz o dia inteiro ela não pode respirar pela boca à noite. Por isso, é importante ficar de olho em alguns sinais.

É importante observar se existe baba no travesseiro, roncos, boca e lábio secos quando acorda, dor de garganta, mau hálito e rouquidão pela manhã.

Fonte: UOL

Imagens: Sorrisologia, Otorrino DF, Tecno voz, Rimedualc

Pica-pau fica preso em cabelo de mulher nos EUA

Matéria anterior

Colegas de sala raspam cabelo como apoio ao adolescente diagnosticado com câncer

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos