Curiosidades

Respirar oxigênio puro pode te matar, entenda

0

O corpo humano é uma verdadeira máquina. Cada pedacinho de nós está interligado, garantindo todo o bom funcionamento que nos permite viver e caminhar sobre a Terra. São muitos quilômetros de vasos sanguíneos, milhões de pelos e células, onde cada um exerce uma função específica para nos manter protegidos e vivos.

O nosso corpo é capaz de fazer coisas que são quase incompreensíveis. E também é fonte de inspiração para muitas máquinas. E uma das coisas básicas que temos que fazer para que nosso corpo continue funcionando de maneira correta é respirar.

A respiração é fundamental para a nossa existência. Ela é responsável pela troca de gases oxigênio e dióxido de carbono entre o nosso organismo e o meio ambiente. E para que nós consigamos receber o oxigênio da atmosfera e eliminar o dióxido de carbono é preciso que todos os órgãos do nosso sistema respiratório estejam funcionando perfeitamente.

Quem nos ajuda nessa tarefa tão importante são: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e alvéolos pulmonares. E é através da respiração que mantemos um bom funcionamento dos nossos pulmões e também de todo o nosso corpo.

E quem acha que respirar é uma coisa que pode ser feita de qualquer jeito, está bastante errado. A respiração feita de uma forma correta pode gerar uma grande quantidade de benefícios para o nosso organismo. Chega a ser vital. Ela produz pressão em nosso ventre, algo que atua de uma forma direta e ajuda a melhorar a digestão.

Além disso, uma boa respiração ajuda a eliminar as toxinas que são formadas em nosso corpo. Ela modifica os resíduos, equilibra as funções orgânicas e ajuda no fortalecimento dos organismos mais debilitados.

E segundo alguns estudos, se nós respirarmos mais lenta e profundamente isso pode ajudar a acalmar e relaxar o nosso organismo e diminuir as batidas do nosso coração. Outra vantagem de uma respiração correta é que ela ajuda a melhorar a elasticidade dos nossos pulmões e mantém um equilíbrio bom entre os gases do corpo.

E você, com certeza, alguma hora da sua vida quis sair um pouco de sua rotina e disse que precisava respirar “ar puro”. Principalmente quem vive em grandes centros urbanos, onde achar qualquer vestígio de natureza pode ser bastante difícil.

Ar puro

Mas será que essa busca por “ar puro” é realmente boa? E será que “ar puro” existe? Nosso sangue evoluiu para que conseguisse capturar o oxigênio que nós respiramos e ligá-lo com as moléculas de transporte que se chamam hemoglobinas.

E se por algum acaso nós respirarmos uma quantidade muito grande de oxigênio, ele sobrecarregará a capacidade do sangue de levá-lo embora.

E como resultado disso, esse oxigênio restante no corpo se ligará às proteínas de superfície dos pulmões. Isso interfere diretamente com o funcionamento do sistema nervoso central e também ataca a retina.

Ao contrário do que se pensa no senso comum, hiperventilar em pressões normais não causa uma toxicidade de oxigênio. E as tonturas que as pessoas sentem são, na verdade, por causa dos níveis de CO2 que caem bastante.

Agora respirar oxigênio em pressões abaixo de 0,5 bar ou mais, o que é mais ou menos duas vezes e meia do normal, por um período de mais de 16 horas, pode dar a pessoa danos pulmonares irreversíveis. E, eventualmente, levar a pessoa à morte.

7 documentários que vão mudar sua forma de ver o mundo

Artigo anterior

7 coisas que podemos esperar na Batalha de Winterfell

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido