Curiosidades

Entenda o motivo importante de tirar os fones e deixar o ouvido respirar

0

Música é uma das formas de arte mais difundidas do mundo. Além do entretenimento em si, ouvir música pode também trazer alguns benefícios para seu bem-estar. A música não só ajuda a relaxar, mas também pode servir de estimulante para as atividades físicas.

Se existe uma coisa que acompanha você durante quase todos os dias, e provavelmente só perde para o seu celular, é o seu fone de ouvido. Aquele famoso aparelhinho, que pode custar preços surreais, e que te traz tantas alegrias e te ajuda a escutar sua música preferida sem que ninguém seja atrapalhado na rua.

Os fones de ouvido costumam ser companheiros para muitas situações, principalmente aquelas em que queremos escapar do mundo e nos conectar só com nós mesmos. Colocamos os fones e o mundo ao nosso redor parece sumir, ou pelo menos, diminuímos o volume das coisas que não queremos ouvir e focamos naquilo que estamos fazendo.

Os fones de ouvido são extremamente convenientes em várias situações. Tanto que, as vendas das versões sem fio deles está em uma crescente. A Apple, por exemplo, vendeu cerca de 100 milhões de conjuntos de AirPods em 2020.

Com os fones cada vez mais tecnológicos, isso geralmente significa que as pessoas ficam mais tempo com eles nas orelhas. Um resultado disso pode ser que as orelhas pareçam mais pegajosas ou cerosas. Mas será que isso é comum? E o que acontece com os ouvidos quando a pessoa está de fone?

Por mais que os fones de ouvido sem fio sejam uma coisa nova no mercado, existem estudos que estão investigando o uso prolongado desses aparelhos que, em vários casos, tem um mecanismo de funcionamento parecido.

Ouvido

Uma das descobertas desses estudos foi que o uso prolongado desses dispositivos intra-auriculares pode acabar causando problemas com a cera.

A cera de ouvido e sua produção é um processo normal nos humanos e em outros mamíferos. Até porque, sempre deve existir uma camada fina de cera perto da abertura do canal auditivo.

Ela é uma secreção impermeável e protetora que atua umedecendo a pele do canal auditivo externo. Além de funcionar como um mecanismo de proteção para prevenir infecções e dando uma barreira para os insetos, bactérias e água. Essa cera úmida é marrom e pegajosa. Já o tipo seco é mais branco.

A cera é uma substância natural que é produzida na parte externa do canal auditivo. Ela se cria pelas secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas liberadas pelos folículos capilares que prendem poeira, bactérias, fungos, pelos e células mortas da pele para então formar a cera.

Por conta disso, o canal auditivo externo pode ser considerado como se funcionasse como uma escada rolante. Tendo sempre a cera se movendo para fora, e caindo para fora da orelha, a fim de evitar que os ouvidos fiquem cheios de células mortas.

Fones de ouvido

Por conta do ouvido ser autolimpante, ele desempenha melhor sua função sem ter nenhuma interrupção. Então, qualquer coisa que bloqueie a progressão normal da cera do ouvido pode causar problemas.

Usar normalmente os dispositivos intra-auriculares não costuma dar problemas. No entanto, usá-los durante um tempo prolongado podem acarretar alguns problemas. Como por exemplo: comprimir a cera de ouvido e fazer com que ela fique menos fluida e mais difícil de ser expelida; compactar a cera ao ponto de o corpo achar que é uma inflamação; impactar o fluxo de ar e impedir que a cera úmida seque; fazer o ouvido ficar mais propenso a bactérias; cria uma barreira para a exclusão da cera;  diminui a higiene geral do ouvido e prejudica a audição.

Esse acúmulo pelo excesso de cera pode causar problemas auditivos e outros sintomas, como  dor, tontura, zumbido, coceira e vertigem. Por isso é sempre importante deixar o ouvido respirar sem os fones.

Fonte: https://www.sciencealert.com/the-important-reason-your-should-take-your-earphones-out-and-let-your-ears-breathe

10 famosos que conheceram Lady Di

Matéria anterior

Físicos dizem que o universo pode nem ter começado

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos