Curiosidades

Restaurante chinês escondia pegadas de dinossauros

0

O conhecimento humano se dá devido a uma das principais características que diferenciam os humanos dos outros animais, a inteligência. Ela é a responsável pelo que somos e sabemos. E como nossa história é feita por “buracos”, que são os trechos que não conhecemos, as descobertas arqueológicas vêm para tentar preenchê-los, como por exemplo, as pegadas antigas encontradas.

Essas pegadas podem ser encontradas em lugares que nem se imaginava. Exemplo disso é um restaurante localizado em Leshan, na província de Sichuan, ao sudoeste da China. O estabelecimento revelou pegadas de dinossauros que datam de, pelo menos, 100 milhões de anos atrás.

As pegadas foram descobertas no pátio ao ar livre do restaurante. Antes de o estabelecimento ser aberto, o local era usado como um galinheiro. Foi isso que fez com que as pegadas fossem protegidas da erosão e dos danos causados pelo clima, já que elas estavam enterradas embaixo de camadas de terra e areia.

Pegadas

Aventuras na história

Quem analisou os poços de pedra que guardavam essas pegadas foi a equipe da paleontóloga e professora associada da Universidade de Geociências da China, Lida Xing.

De acordo com a CNN, essa descoberta paleontológica só aconteceu porque o dono do restaurante gostou da aparência natural da pedra irregular que estava protegendo as pegadas. Com isso, ele não mandou nivelar com cimento e a deixou intocada da forma que ela estava.

“Assim, essas pegadas foram bem protegidas. Quando fomos lá, descobrimos que as pegadas eram muito profundas e bastante óbvias, mas ninguém havia pensado nessa possibilidade”, disse Xing.

No último sábado, os pesquisadores confirmaram, através de um scanner 3D, que as pegadas são de dois saurópodes, dinossauros que habitaram a região no começo do período Cretáceo e chegavam a ter o tamanho de três ônibus escolares.

“Essa descoberta é realmente como um quebra-cabeça, adicionando uma evidência ao período Cretáceo de Sichuan e à diversidade de dinossauros”, afirmou Xing.

Descoberta

Aventuras na história

Depois de as pegadas terem sido encontradas, o local do restaurante foi isolado pelo proprietário para que ele pudesse continuar preservado e evitando que os clientes pisassem nessa evidência do passado. Ele ainda planeja construir um galpão na área.

Esses planos do proprietário do estabelecimento, na visão de Xing, mostra o crescente interesse das pessoas na ciência se contrapondo com a dificuldade de exercer a paleontologia no rápido desenvolvimento tecnológico da China.

“É raro encontrar fósseis na cidade, porque estavam todos cobertos por prédios. Se fosse 10 anos atrás, ninguém me enviaria fotos de dinossauros suspeitos, fósseis ou pegadas. Mas agora, recebo algumas de cidadãos normais e confirmo várias pegadas de dinossauros todos os anos”, ressaltou.

Evidências

pegadas

Abc do Abc

A maioria das pessoas não relaciona os dinossauros ao nosso país. Talvez isso aconteça pela falta de evidências de que eles estiveram por aqui. Contudo, essa percepção mudará com essa nova descoberta. Dinossauros de seis metros e com até 10 quilos tremiam o chão quando andavam pelo terreno arenoso e úmido que 150 milhões de anos depois se transformaria na atual região entre Rio Claro e Piracicaba, no interior paulista.

Os pisões desses animais deixaram seu impacto e deformaram a estrutura das camadas de sedimentos que formavam o solo. Como resultado, eles deixaram marcas, no caso pegadas, que a deposição de novos sedimentos e o tempo conseguiram preservar.

As pegadas foram descobertas pelo geólogo Lucas Verissimo Warren, professor do Instituto de Geociências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro. Depois de descobri-las, ele as estudou junto com uma equipe de paleontólogos.

Como resultado desse estudo, eles viram que essas pegadas podem ser a evidência mais antiga da presença de dinossauros em território paulista. Na época em que essas pegadas foram feitas, a região do interior de São Paulo era um deserto com várias dunas e lagoas formadas pelas chuvas. Uma paisagem bem parecida com os Lençóis Maranhenses, no nordeste.

Fonte: Aventuras na história, R7

Imagens: Aventuras na história, Abc do Abc

O ‘nude’ que ajudou a desvendar maior roubo doméstico do Reino Unido

Artigo anterior

Igreja medieval usada como abrigo durante incêndio no Reino Unido fica intacta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido