Curiosidades

Saiba qual a altura máxima que um avião ou helicóptero pode alcançar

0

Para muitas pessoas, a popular frase “o céu é o limite” também se aplica à altura máxima que um avião ou helicóptero pode voar. Mas antes de falar sobre essa questão, é preciso esclarecer alguns pontos importantes.

Primeiramente, é preciso entender que cada avião possui um tipo de estrutura e de motor diferentes. Na prática, isso significa que dependendo do modelo da aeronave, a altura máxima que ela alcançará será diferente.

Essa mesma lógica vale para o helicóptero. A altura máxima que pode ser atingida por um helicóptero comercial não é a mesma de um helicóptero de combate, como os que costumam ser usados em guerra, como por exemplo, na disputa entre a Rússia e a Ucrânia.

Após essa introdução, podemos explicar mais a fundo sobre qual a altura máxima que um avião ou helicóptero pode voar.

Altura máxima de voo dos aviões

Foto: Reprodução

Os aviões monomotores, como os do modelo Ipanema, da Embraer, muito úteis nos campos da agricultura, costumam atingir até 938 metros de altura em seus voos. Vale destacar que esta é uma das menores potência no ramo da aviação.

Por outro lado, os modelos como o Cessna Caravan, dotados de turboélice monomotor, costumam atingir uma altura de 3.048 metros, mas a altitude operacional, de acordo com a fabricante, é de 7.620 metros.

Os outros modelos de avião, como os turboélices bimotores, que têm cabine pressurizada (ATR 72-600), conseguem voar, no máximo, a 6.096 metros de altura.

O número se torna ainda mais impressionante se pegarmos a altura máxima que um jato supersônico, como o Concorde, pode alcançar. Este modelo de avião pode voar a até 18.288 metros, o equivalente a 60 mil pés.

Lembrando que, quanto mais alto um avião voar, mais longe das nuvens ele ficará. Isso significa que a aeronave estará menos sujeita às chuvas e trovoadas, e da famosa e incômoda turbulência.

Uma curiosidade é que no ano de 1977, um supersônico militar soviético modificado, chamado MIG-25 Foxbat, estabeleceu um recorde na aviação ao atingir 37 mil metros de altura, sendo essa a altura máxima que um avião já alcançou.

Mas vale destacar que os aviões nem sempre voam na altitude máxima. Um exemplo é que o Airbus A350-800 pode subir a 13 quilômetros. Mas os voos de modelos comerciais operam em altitude de cruzeiro, em uma faixa entre 10 e 12 quilômetros.

Essa altitude padrão é uma norma internacional baseada no fato de que no quilômetro que subimos, a temperatura da atmosfera cai cerca de 7°C. Essa diminuição gera turbulência em voos. Porém, entre 10 e 12 quilômetros, a temperatura média é de -55°C, sendo quase constante nesses dois quilômetros. Por isso, é a faixa menos turbulenta escolhida para voos domésticos.

Altura máxima de voo dos helicópteros

Foto: Divulgação

Com os helicópteros, a altura máxima que pode ser alcançada também está relacionada ao modelo e à marca da aeronave. Assim como os aviões, também existe um recorde de altura desse automóvel.

A altura máxima de voo alcançada por um helicóptero, até hoje, foi de 12.442 metros. O recordista foi o francês Jean Bule. No entanto, esse evento quase se tornou uma tragédia, já que o motor do seu SA 315B congelou a uma temperatura de -60ºC.

O modelo citado, assim como a maioria dos helicópteros, tem a sua aerodinâmica desenvolvida para voar a no máximo 6.000 metros de altura. Ao passar do dobro do número, o francês só escapou da morte por causa da perícia, que conseguiu pousar a máquina sem maiores danos.

Sobre os helicópteros de combate, como os russos Mi-26, Ka-50 e Ka-52, o número é bem variável. O primeiro consegue chegar a 6.500 metros de altura facilmente em seus voos, enquanto os outros atingem 5.700 metros. Já o AN-64 Apache, um dos melhores helicópteros militares dos Estados Unidos, pode voar a até 6.400 metros de altura.

Fonte: Canaltech

Cientistas desenvolvem fórmula para sorvete não derreter

Matéria anterior

Aluguel de iPhone pode dar mais lucro à Apple com assinatura mensal

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos