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Com o maior avião do mundo abatido, quais são os sucessores?

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Recentemente, o maior avião do mundo, chamado de Antonov An-225 Mriya, foi destruído em um dos ataques da Rússia à Ucrânia. O Mriya estava em um galpão próximo ao aeroporto de Kiev (capital da Ucrânia) e as bombas que atingiram o aeroporto no dia 27 de fevereiro também atingiram o hangar. Sem dúvidas, essa é uma perda significativa para a aviação.

Criado em 1988 como parte do programa espacial da União Soviética, o Antonov An-225 Mriya era o avião mais pesado a sair do chão e o maior cargueiro do mundo. Com 18,1 metros de altura, envergadura (largura medida nas asas) de 88,4 metros e comprimento de 84 metros, o Mriya podia chegar a 850 km/h. Além disso, o peso máximo que a aeronave podia possuir ao decolar era de 640 mil kg.

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Pelos critérios de peso e carga, o Mriya supera toda a concorrência. No entanto, se forem analisados outros critérios, como altura, comprimento e envergadura, alguns outros aviões podem ser considerados maiores que o Antonov An-225. Agora que ele não está mais em operação, quais são os outros aviões que estão na lista dos maiores do mundo?

Lockheed C-5 Galaxy

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Criado durante a Guerra do Vietnã (que aconteceu entre 1959 e 1975), o Lockheed C-5 Galaxy segue até hoje no posto de maior avião de carga das forças armadas dos Estados Unidos, usado em todas as guerras do país. A aeronave, que começou a ser usada em 1968, pode levar até dois tanques de guerra ou um tanque e dois veículos de combate.

Normalmente, 72 soldados são transportados no avião. Uma outra versão desse mesmo modelo de aeronave é usada para abastecimento aéreo. O Lockheed C-5 Galaxy possui 19,84 metros de altura, 67,89 de envergadura e 75,31 de comprimento. O avião pode atingir a velocidade máxima de 856 km/h.

Antonov An-124 Ruslan

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Apesar do Antonov An-225 Mriya ser considerado o maior avião do mundo, o Antonov An-124 Ruslan recebe o título de maior avião militar. Ele foi desenvolvido pelos mesmos criadores do An-225 e, portanto, tem várias semelhanças com ele.

Como a União Soviética ficou em desvantagem aérea após a criação do jato americano Lockheed C-5 galaxy em 1968, os soviéticos trataram de providenciar uma aeronave tão boa quanto a desenvolvida pelos estadunidenses. Dessa forma, o projeto do An-124 começou em 1970 e, em 1982, o avião foi lançado e produzido em série, com 55 exemplares criados.

Além das forças armadas russas, o Antonov An-124 Ruslan é utilizado por empresas civis da Rússia, Ucrânia e Emirados Árabes. Até 2014, Rússia e Ucrânia planejavam produzir, em conjunto, ainda mais unidades do avião, mas o acordo não deu certo à medida que as relações entre os dois países se tornaram conflituosas. A aeronave possui 21,08 metros de altura, 73,3 de envergadura, 69,1 de comprimento e velocidade máxima de 865 km/h.

Boeing 747-800

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O Boeing 747-800 é o maior entre a linha dos 747. Lançada nos Estados Unidos em 2011, essa aeronave, que tem capacidade para 467 passageiros, foi criada para competir com o Airbus A380 (que saiu de linha em 2021). O projeto do 747-800 era realmente interessante, já que a intenção dos desenvolvedores era que uma grande quantidade de passageiros fosse transportada de uma vez só.

No entanto, com a economia fragilizada em diversos cantos do mundo, a demanda não tem sido alta a ponto de lotar o avião, o que pode fazer com que o 747-800 deixe de ser utilizado na linha de aérea comercial. O avião possui 19,4 metros de altura, 68,4 de envergadura e 76,3 de comprimento. A velocidade máxima que ele pode atingir é de 956 km/h.

Airbus A380

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O Airbus A380 é surpreendentemente grande: 853 pessoas podem ser transportadas no avião. Lançada em 2007 na União Europeia (UE), essa foi a maior aeronave produzida em série na história humana. Caso a economia fosse favorável, é possível que o avião ainda estivesse sendo produzido. No entanto, a crise econômica iniciada em 2008 na UE, um ano após a estreia do avião, fez com que a produção sofresse uma queda.

As empresas aéreas que compraram a aeronave na época em que foi lançada já estão deixando de usá-la, visto que o custo de manutenção é alto e, muitas vezes, as viagens intercontinentais ocorrem sem que a capacidade máxima de passageiros seja utilizada. O avião possui 24,09 metros de altura, 79,75 de envergadura, 72,72 de comprimento e pode voar a uma velocidade máxima de 1.176 km/h.

Scaled Composites Stratolaunch

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Com o Antonov An-225 Mriya destruído, o novo campeão entre os maiores aviões do mundo, o Scaled Composites Stratolaunch, representa o avião mais largo de todos os tempos. Ele foi desenvolvido dessa maneira porque a ideia era carregar um foguete entre as asas, levá-lo à estratosfera (entre 10 km a 60 km de altitude) e lançá-lo ao espaço. O projeto objetivava lançar um foguete de forma mais econômica, já que ele não precisaria ser lançado do solo e queimar tanto combustível.

A ideia partiu de uma parceria entre o co-fundador da Microsoft, Paul Allen, e o criador da empresa espacial Scaled Composites, Burt Rutan. Com a morte de Paul Allen em 2019, que era o principal investidor do projeto, a empresa acabou sendo comprada por um fundo especializado em empresas em crise. Por esse motivo, é provável que o avião nunca cumpra a missão a que estava destinado.

No fim de fevereiro, o Scaled Composites Stratolaunch realizou seu quarto voo e, até o momento, não há nenhum plano em discussão para que ele deixe de ser apenas uma aeronave experimental. Assim como o Airbus A380, esse avião também foi lançado em 2007 na União Europeia. Ele tem 15 metros de altura, 117 de envergadura, 73 de comprimento e atinge a velocidade máxima de 850 km/h.

Fonte: Olhar Digital

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