• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Saiba tudo sobre as diferentes cores que a lua pode ter

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      21/09/18 às 14h23

A lua é o único satélite natural do nosso planeta e o maior satélite natural de um planeta em nosso sistema solar. Ela desperta várias coisas nas pessoas e tem em si várias histórias. Desde pequenos ouvimos que ela é feita de queijo e até que ela é o elemento que transforma os homens em lobisomens. Além de também nos despertar vontade de ir até lá assim como os astronautas.

Ainda enquanto somos crianças nos são ensinadas as fases da lua, mas ninguém nunca fala porque, às vezes, a lua muda sua coloração. Algumas vezes você pode olhar para o céu e ela estar vermelha e não saber o porquê daquilo e também não se convencer muito quando falam que quando ela fica assim é porque alguma tragédia está por vir.

Normalmente a lua tem sua cor meio branca acinzentada, mas ela pode variar tendo outras cores como azul, vermelho ou laranja. Vamos ver o porquê do nosso satélite ter cores diferentes.

 

Lua cinza

Essa é a cor pela qual geralmente vemos a lua, em seu branco acinzentado. Vemos essa cor quando não há eclipses ou partículas atmosféricas que interfiram na cor. Nós enxergamos cores mais escuras devido às erupções vulcânicas.

Lua azul

Ver uma lua azul é um tanto quanto raro. Ela assume essa coloração quando a concentração de partículas de fumaça de 0,7 mícrons, ou mais, é muito grande. Isso porque tais partículas fazem com que a luz natural fique dispersa e altere a cor da lua. O que pode provocar esse fenômeno são grandes queimadas ou erupções vulcânicas. A erupção do vulcão Krakatoa deixou a lua azul por dois anos.

Lua amarela/laranja

O que mais influencia na cor da lua é o seu posicionamento entre o sol e a Terra. Quando ela está mais próxima do nosso planeta é quando vemos a lua mais amarela ou alaranjada. A luz penetra a atmosfera mais próxima do chão e atravessa uma camada de ar mais densa. Nesse processo ela perde uma parte significativa das cores azul e verde, sobrando muito amarelo, laranja e vermelho. Essa mistura de cores faz com que a lua fique com esse tom amarelado.

Lua vermelha

A lua de sangue como é conhecida é vista quando ocorre um eclipse lunar total. O satélite deixa de receber a luz solar que a ilumina e assume sua cor avermelhada. O espalhamento de Rayleigh é o mesmo que faz com que o céu fique vermelho durante o por do sol. O tom de vermelho pode ser alterado por causa da poeira, umidade e de quantas nuvens têm no céu.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+