Ciência e TecnologiaEntretenimento

De acordo com sua idade, você vai enxergar essa imagem de uma maneira diferente

0

O desenho My Wife and My Mother-in-Law (ou Minha esposa e Minha sogra, em tradução livre) é uma das ilusões de ótica mais conhecidas no mundo. De acordo com a forma com que você olha a imagem, você vai enxergar duas figuras completamente diferentes. No entanto, você apenas consegue ver uma de cada vez.

Isso intrigou as pessoas durante muito tempo. O psicólogo Edwin Boring escreveu um artigo sobre a imagem em 1930. Boring era entusiasta nas questões da ilusão e da percepção. Um estudo australiano, conduzido por uma equipe de psicólogos concluiu que a ilusão ocorre de acordo com a nossa idade.

A ilusão

De acordo com o estudo, parece existir um motivo para que algumas pessoas enxerguem coisas distintas na mesma imagem. No desenho, é possível ver uma jovem se afastando ou o rosto de uma mulher mais velha. Uma dica para aqueles que não estão conseguindo fazer a distinção é de que o colar da jovem seria a boca da senhora.

O queixo da mulher mais nova seria a dobra do nariz da mulher mais velha. Enquanto o queixo da senhora seriam os ombros da jovem. Mas, voltando ao estudo, segundo o que foi publicado na revista cientifica Nature, as pessoas mais jovens verão primeiramente a silhueta da mulher jovem, enquanto as pessoas mais velhas verão o rosto da senhora no primeiro momento.

O estudo

No estudo, participaram 393 pessoas, sendo 242 homens e 141 mulheres, com idades entre 18 a 68 anos. A idade média dos participantes era de 32 anos. Para eles a imagem foi exibida por meio segundo. Em seguida, foi perguntado aos participantes qual o sexo e a idade da pessoa que eles viram.

A maioria das pessoas conseguiram enxergar a mulher jovem primeiro. Os pesquisadores então subentenderam que isso era devido aos participantes estarem no lado mais jovem da coisa toda. Depois, 10% dos mais jovens e 10% dos mais velhos foram separados.

Como resultado, o grupo dos mais velhos viram a mulher mais velha em primeiro lugar, enquanto os jovens viram a mulher mais nova. Interessante, não? O objetivo do estudo era observar se “preconceitos com sua própria idade poderiam afetar de algum modo a interpretação inicial de uma imagem em um nível subconsciente”.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

8 verdades sobre ser milionário que nunca te contaram

Artigo anterior

Saiba tudo sobre as diferentes cores que a lua pode ter

Próximo artigo