Satélite da NASA detecta "quadrado" na superfície do Sol

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      29/05/14 às 19h15

Um vídeo recente, divulgado pela NASA, mostra um detalhe até então não percebido pelos cientistas na superfície da maior estrela do planeta. Um quadrado quase perfeito e enorme, em tom mais escuro, pôde ser visto na extremidade inferior do Sol.

Segundo os pesquisadores esse fato, no entanto, não representa qualquer risco à Terra nem aos outros planetas do sistema solar. Eles explicaram que as imagens - capturadas pela sonda não tripulada Solar Dynamics Observatory (SDO) entre os dias 5 e 7 de maio - mostram um buraco coronal, que nada mais é do que uma área na superfície do Sol na qual ventos solares de altíssima velocidade são lançados ao espaço.

Conforme o pessoal da NASA, apesar de inofensivo, o buraco na superfície do Sol é tão vasto que poderia reunir todos os planetas nesse espaço. Com relação à coloração mais sóbria que aparece nas imagens, os especialistas explicaram que a sequência foi feita com luz ultravioleta e o quadrado parece escuro devido à falta de materiais que emitem a luz nesse comprimento de onda.

Veja o vídeo do "quadrado" do sol:

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+