Curiosidades

Sem café: 5 dicas para ficar acordado

0

O café é a bebida que a maioria dos brasileiros ama. Há quem não consiga começar o dia sem um cafezinho ou que nem conversa pela manhã se não sentir aquele cheirinho gostoso e o café quente na boca. Esse amor pela bebida pode ser uma coisa quase universal e conhecida por todos. Contudo, não são todas as pessoas que gostam ou podem com ela.

Uma das coisas mais relacionadas ao café é sua capacidade de ajudar as pessoas a combater a sonolência e aumentar a produtividade. No entanto, não é só através do consumo dessa bebida que as pessoas podem conseguir esses benefícios.

Para quem não toma café, tem outras formas de se manter acordado. Por exemplo, fazer exercícios é uma maneira bastante eficiente de se manter o corpo ligado. Isso porque quando a pessoa se movimenta, a adrenalina é liberada, e esse hormônio por sua vez aumenta o nível de alerta e atenção.

Sem café

Instituto de psiquiatria do Paraná

Contudo, esse exercício não pode ser uma simples caminhada. Para fazer efeito, essa atividade tem que ser intensa, como por exemplo, subir e descer as escadas durante o expediente de trabalho.

O exercício não é a única maneira de se manter acordado sem café. Outras coisas que podem ajudar são: ouvir música agitada, ficar exposto à claridade, ter uma alimentação saudável e não esquecer de beber água.

Benefícios

Forbes

Mesmo as pessoas que não tomam têm de concordar que apenas o cheiro da bebida já consegue trazer uma sensação boa. E isso não é um senso comum. Um estudo recente sugeriu que somente o cheiro do café já pode causar um efeito estimulante no corpo.

O estudo chamado “O impacto do aroma do café e similares nas expectativas e performances” analisou 114 estudantes que foram divididos em dois grupos. Os pesquisadores então avaliaram o desempenho deles em questões de matemática do GMAT, que é a prova de admissão em várias escolas de negócios dos EUA.

Um dos grupos fez essa prova sem ter nenhum aroma estimulante. Já o outro grupo fez a prova com o aroma de café no ar. Como resultado, o segundo grupo não somente teve expectativas maiores com relação ao seu desempenho, como realmente tiveram um desempenho melhor.

Por conta disso, os pesquisadores sugeriram um motivo para isso ter acontecido. De acordo com eles, um efeito placebo interessante aconteceu para além do cheiro do café. “Não é só que o aroma de café tenha ajudado as pessoas a melhorar a performance em tarefas analísticas, o que já é interessante, mas eles também pensavam que iriam melhor, e nós demonstramos que essa expectativa foi responsável por, pelo menos, uma parte da melhora na performance”, afirmou Adriana Madzharov, principal autora do estudo e professora da Stevens School of Business, em Nova Jersey.

Aroma

CNN

Curiosamente, o aroma não tinha cafeína ou algum outro tipo de estimulante. Uma outra parte do estudo parece ter uma explicação de por que isso aconteceu. De acordo com ele, uma grande parte das pessoas relaciona o cheiro de café à energia, ao estímulo e à sensação de atenção. Por conta disso, a expectativa que as pessoas já têm sobre a bebida pode ter influenciado os estudantes a também terem expectativas mais altas de si mesmos e assim aumentarem o seu desempenho.

Conforme sugere Adriana, mesmo que de forma sutil, a presença do aroma de café e de outras coisas podem ajudar a melhorar os ambientes de trabalho de uma forma geral, e como visto com os estudantes, melhorar tanto a experiência dos trabalhadores como também a sua produtividade.

Fonte: VivaBem,  Hypeness

Imagens: Instituto de psiquiatria do Paraná, Forbes, CNN

A cerveja é realmente a culpada pela ”barriga de chopp”? E a artesanal é menos ruim?

Artigo anterior

Por que a espuma é branca, mesmo se o sabão tiver outra cor?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido