Curiosidades

Por que a espuma é branca, mesmo se o sabão tiver outra cor?

0

Você já reparou que a cor da espuma nunca muda, independente do produto utilizado? Esse mistério científico está prestes a acabar!

Quando compramos um produto de limpeza, raramente nos atentemos a cor. Priorizamos elementos como cheiro, consistência e até mesmo o preço. No entanto, independente do formato ou da tonalidade, a espuma será majoritariamente branca.

Isso acontece porque a cor da espuma é determinada principalmente pela forma como a luz interage com as bolhas de sabão.

A espuma de sabão é composta por uma camada fina de líquido presa entre duas camadas de moléculas de sabão.

Essas moléculas têm uma parte que é atraída pela água (hidrofílica) e outra que é repelente à água (hidrofóbica).

Via Freepik

Quando você cria bolhas de sabão, a camada de líquido forma uma fina película em volta do ar aprisionado dentro da bolha.

A luz que incide sobre a superfície da bolha é refletida, refratada e difratada pelas moléculas de sabão e pela espessura variável da camada de líquido.

Essa interação complexa da luz resulta em diferentes comprimentos de onda da luz sendo espalhados e interferidos, produzindo cores diferentes.

Fenômeno

No entanto, a espuma geralmente aparece branca devido a um fenômeno chamado espalhamento múltiplo.

A luz branca do ambiente incide sobre a espuma e é dispersa em todas as direções pelas inúmeras bolhas e camadas de líquido presentes na espuma.

Esse espalhamento múltiplo faz com que todas as cores da luz se misturem e se sobreponham, resultando em uma aparência branca.

Mesmo que o sabão utilizado para criar a espuma tenha uma cor diferente, a espuma geralmente parecerá branca devido ao espalhamento múltiplo.

No entanto, se as bolhas forem muito finas ou se a luz ambiente se filtrar de alguma forma, conseguimos observar uma coloração sutil na espuma.

Cor da espuma em qualquer sabão

Além disso, vale reforçar que a cor da espuma ser branca é um fenômeno comum que ocorre com qualquer tipo de sabão. Por exemplo, sabonete, shampoo ou detergente.

Afinal, todas as dimensões físicas das bolhas de sabão são iguais. Elas geralmente têm cerca de 1.500 nm de diâmetro. Por isso, são maiores do que os comprimentos de onda da luz visível.

Via Freepik

Quando a luz incide sobre a superfície das bolhas de sabão, ocorre o fenômeno de espalhamento que mencionamos.

Vale reforçar que isso ocorre em qualquer tipo de produto, desde que exista uma composição parecida de líquido ou produtos físicos que, na presença de água, desmanchem.

Devido ao tamanho das bolhas de sabão em relação ao comprimento de onda da luz visível, todas as cores do espectro de luz visível se espalham de forma semelhante pelas bolhas.

Essa dispersão da luz em todas as cores resulta na mistura óptica de todas as cores, que percebemos como a cor branca.

Mesmo que o sabão, sabonete, shampoo ou detergente tenham uma cor diferente, a espuma formada por esses produtos ainda será branca, devido ao espalhamento da luz pelas bolhas de sabão.

Portanto, independentemente do tipo de produto utilizado para criar a espuma, as dimensões físicas das bolhas de sabão e o espalhamento da luz são os principais fatores responsáveis pela aparência branca da espuma.

 

Fonte: Ciência Hoje

Imagens: Freepik, Freepik

Sem café: 5 dicas para ficar acordado

Artigo anterior

Jornalista da Globo viraliza ao esconder microfone dentro da roupa: ‘Vão descobrir meu truque’

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido