Será que o mundo vai realmente acabar em 2015? Descubra a verdade!

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      22/06/15 às 16h55

Estudos recentes têm apontado que centenas de vertebrados pelo mundo estão sendo extintos por conta da alta atividade humana realizada nos últimos séculos. O índice de extinções causadas por atividades humanas é mais alto do que a taxa natural de extinção. O dado é alarmante e a ciência reforça que, possivelmente, o homem está causando uma extinção em massa.

Se a espécie humana começasse a ser extinta agora, o que você faria para tentar evitar isso? Como o ser humano está acabando com a própria espécie e as outras que convivem com ele? O que será que os cientistas estão (ou não) buscando fazer para tentar reverter esse quadro? Será que o mundo vai acabar em 2015?

O homem tem realizado muita atividade em seu ciclo de trabalho, vida social etc que tem contribuído para a extinção de alguns vertebrados.

Será mesmo que é o nosso fim? Será que nossa espécie vai entrar em extinção? Descubra na matéria.

1 - O ser humano é a primeira vítima

Sexta-extincao-massiva-esta-acontecendo-agora-como-sera-o-mundo-sem-os-seres-humanos-apos-a-extincao-humana
As extinções em massa foram causadas por catástrofes naturais, como, por exemplo, o impacto de um meteorito na Terra. Elas se caracterizam pelo decréscimo da biodiversidade por meio da extinção. Segundo um estudo realizado por três universidades americanas, os seres humanos podem ser as primeiras vítimas de um novo período de extinção em massa de espécies que a Terra pode estar entrando.

Cientistas das universidades de Stanford, Berkeley e Princeton realizaram uma pesquisa e concluíram que os vertebrados estão desaparecendo a um índice 114 vezes mais rápido que o normal. Segundo um dos autores do novo estudo, a raça humana pode estar entrando em seu sexto grande período de extinção em massa.

2 - Perda de espécies

Ecossistema-Terrestre

Pesquisadores analisaram as taxas de extinção em vertebrados por meio de dados fósseis e registraram um índice 100 vezes mais alto que em momentos em que a Terra não passava por períodos de extinção em massa.  Do ano de 1900 até os dias atuais, cerca de mais de 400 vertebrados desapareceram.

 

3 - Estimativas negativas

ecossistemasavan

O quadro não é nada dos bons. O planeta Terra está perdendo espécies muito mais rápido do que a humanidade perdeu nos últimos 2 milhões de anos. A estimativa é que o quadro do ecossistema nas próximas duas ou três décadas será de diminuição drástica na família de anfíbios, peixes, répteis, pássaros e mamíferos.

 

4 - Cientistas apontam soluções

cientistas-20120114092643

 

Os animais são peças essenciais para manter o correto equilíbrio da natureza. Além também que sem eles o ecossistema tem seu funcionamento desregulado. Cientistas apontam que para evitar que esse problema vire uma bola de neve, a melhor ferramenta é a prevenção.
Eles mostram soluções como controlar o crescimento populacional humano, diminuir as diferenças sociais e pensar em usos mais eficientes para os recursos naturais que temos disponíveis, além da pesca, caça excessiva e outros fatores que estão causando o acontecimento da extinção natural.

 

 

 

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+