• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Seu ouvido pode dizer muito sobre sua saúde

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      27/07/18 às 18h52

Normalmente não prestamos muita atenção à nossa orelha. Casos extremos, como orelha de abano, ou habilidades inusitadas, como quem consegue mexer as orelhas, atraem a atenção por alguns minutos, mas passado aquele tempo a orelha volta a ser uma parte não muito chamativa do corpo.

A orelha, a parte externa, e o ouvido, parte interna, constituem os órgãos do sistema auditivo que são responsáveis pela audição e equilíbrio. O ouvido tem várias funções e sua principal é transmitir sons para o cérebro. Além de nos fazer ouvir ele pode nos alertar de como anda a nossa saúde. Normalmente é corriqueiro limpar os ouvidos se não todos os dias, mas a cada poucos dias de diferença. O que não se sabe é que o cerume, ou seja, a cera do ouvido pode dizer como anda sua saúde. Cada coloração tem um significado. Explicamos para você nessa lista.

1 - Cera cinza

Se a cera estiver só com a coloração cinza e nada mais, não tem nada com o que se preocupar porque provavelmente é só poeira. Ter a cera dessa cor é normal para quem mora em cidade grande.

2 -Cera com traços de sangue

Se você encontrar traços de sangue junto à sua cera de ouvido pode ser que seu tímpano esteja perfurado. Se esse for o caso você pode estar sujeito a infecções que podem levar a otite, que é uma infecção no ouvido, e ao agravamento da sua audição.

3 - Cera com cor castanha

Se a cera de ouvido estiver com uma cor castanha significa que seu corpo passou por momentos estressantes. É aconselhável que você procure passar alguns dias em um lugar calmo.

4 - Cera preta

Se sua cera saiu preta uma vez não tem com o que se preocupar. Mas se seu ouvido estiver coçando muito é melhor se consultar com um médico porque pode ser um infecção fúngica.

5 - Cera branca

Isso pode significar uma falta de vitaminas e microelementos dentro do corpo, como ferro e cobre. Quando ela sair dessa cor é aconselhável adicionar feijão e aveia à dieta.

6 - Cheiro desagradável

Não é só as cores que nos dizem coisas. Se sua cera de ouvido estiver com um cheiro desagradável isso pode significar uma infecção dentro do ouvido. Além do cheiro também é possível ouvir um barulho e sentir seus ouvidos estalarem uma vez ou outra.

7 - Cera líquida

Se sua cera estiver líquida pode indicar um processo de inflamação. Se esse for o caso vale a pena ir a uma consulta com um especialista.

8 - Cera seca

Se a cera for seca é porque falta gorduras magras dentro do seu corpo. A dermatite pode ser um dos motivos e outras doenças de pele também.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+