Curiosidades

Space X: segundo voo da Starship pode acontecer essa semana

0

O espaço sempre foi um marco a ser alcançado pelos humanos. Nos últimos anos, temos visto várias empresas realmente se dedicarem a fazer a exploração e o turismo espacial ser uma realidade o quanto antes. Uma delas é a SpaceX, do bilionário Elon Musk.

Dentre os vários feitos da empresa, o próximo deles pode estar bem perto. Isso porque o próximo lançamento de teste da Starship, que é o megafoguete reutilizável da empresa, pode acontecer na sexta-feira dessa semana, dia 17. De acordo com a empresa, esse teste está dependendo somente da aprovação regulatória.

Lançamento

Esse possível lançamento será em Boca Chica Beach, no Texas, e irá ser o segundo voo da Starship, que tem o impulsionador Super Heavy, que é o foguete mais poderoso já feito.

O primeiro voo da Starship aconteceu em abril, contudo, a aeronave teve problemas e foi detonada pela SpaceX logo depois da decolagem. A falha aconteceu na separação de estágio, além de outros problemas.

“O primeiro teste de voo da Starship forneceu inúmeras lições aprendidas que contribuíram diretamente para várias atualizações do veículo e da infraestrutura terrestre para aumentar a probabilidade de sucesso em voos futuros”, disse a SpaceX.

Agora, para esse segundo voo, a empresa fez mudanças no processo de separação de estágios para que os erros não sejam repetidos. Além disso, os engenheiros da SpaceX também desenvolveram um novo sistema de ventilação para esse processo.

A empresa está bastante otimista com esse novo teste, tanto que eles criaram até um site para o lançamento. E se ele for confirmado, a SpaceX irá fazer um webcast ao vivo que começará aproximadamente 30 minutos antes da decolagem.

Starship

Olhar digital

A espaçonave que eles irão testar tem seu sistema de lançamento com quase 121 metros de altura, uma capacidade de elevação de 165 toneladas e foi criada para ser totalmente reutilizada.

No caso da SpaceX, ela usará a nave para fazer o transporte de carga pesada e para as suas missões no espaço profundo. Já a NASA revelou que pretende usar a Starship para levar os astronautas à lua na missão Artemis 3.

SpaceX

The tech report

Com o passar do tempo, a SpaceX parece estar cada vez mais forte e valiosa no mercado. Prova disso é que a empresa conseguiu levantar 750 milhões de dólares, equivalente a 4,03 bilhões de reais, em uma rodada nova de financiamento, que por sua vez avaliou a empresa de foguetes e satélites em 137 bilhões de dólares.

E ela está cada vez mais bem avaliada por conta dos feitos históricos que vem fazendo, como por exemplo, com relação ao turismo espacial. O intervalo de tempo entre os primeiros voos ao espaço e a primeira viagem de turismo espacial foi de 40 anos. É esse tempo que separa a viagem de Gagarin do engenheiro multimilionário norte-americano Dennis Anthony Tito, que foi a primeira pessoa a pagar para visitar o espaço.

O multimilionário pagou 20 milhões de dólares, cerca de 106 milhões de reais, para embarcar na nave russa Soyuz TM-32 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). A decolagem aconteceu no dia 28 de abril de 2001. Ao todo, Tito ficou oito dias em órbita a bordo da ISS como membro da missão ISS EP-1. Junto com ele estavam o cosmonauta russo Yuri Baturin e o astronauta canadense Chris Hadfield.

Depois de mais de duas décadas dessa viagem, no dia 12 de outubro do ano passado, Tito fez o anúncio de que voltaria ao espaço com a Starship da SpaceX. No entanto, ele não iria sozinho. Junto com ele estaria sua esposa, Akiko, e o destino também seria outro. Dessa vez eles iriam para a lua.

“Nós tivemos nossa primeira conversa com a SpaceX há pouco mais de um ano, e isso veio em um momento em que estávamos fazendo um tour pelas instalações da empresa. Nem estávamos pensando naquele momento sobre voar juntos”, disse Tito em entrevista ao site CollectSPACE.

Em meados de 2021, o casal assinou um contrato com a SpaceX. De acordo com o planejamento, a viagem será feita com mais 10 passageiros que ainda se inscreverão. Ao todo, eles ficarão uma semana no espaço e chegarão perto da superfície da lua.

Esse lançamento irá acontecer depois de uma outra missão turística da Starship, também para a lua, chamada de #dearMoon. Se tudo isso realmente acontecer, Tito, que tem 82 anos, pode se tornar a pessoa mais velha a voar em órbita e a ir para a Lua.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Twitter, Olhar digital, The tech report

Cientistas criam cão-robô que responde a puxões de coleira

Artigo anterior

Estudo encontra bilhões de cópias de DNA residual em vacina de mRNA contra a COVID-19

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido