O céu sempre atraiu a atenção e os sonhos do homem. O primeiro ser vivo no espaço não foi um humano, mas a cadela Russa Laika, da raça Kudriavka. Diversos animais foram usados nos primórdios da exploração espacial para testar o efeito da radiação, da ausência de gravidade e das condições do espaço exterior sobre os organismos vivos.
O turismo espacial sempre rodeou nossas mentes e as grandes empresas, como a SpaceX. Aqueles, não astronautas, que puderem e quiserem pagar pela viagem ao espaço terão um momento inesquecível em suas vidas. Ademais, com o avançar da ciência, o tempo de arrumar as malas para esse passeio parece ter chegado. E o desenvolvimento de espaçonaves que possam fazer esse tipo de turismo não para.
Tanto que a SpaceX conseguiu mais um marco na história. A empresa levou ao espaço e trouxe de volta à Terra quatro turistas, no sábado, depois de três dias fora do nosso planeta. Isso fez com que se concluísse com sucesso a primeira missão orbital da história sem nenhum astronauta profissional a bordo.
Happy. Healthy. Home.
Welcome back to Earth, @ArceneauxHayley, @rookisaacman, @DrSianProctor, and @ChrisSembroski!#Inspiration4’s mission doesn’t end here — help us reach our $200 million fundraising goal for @StJude! https://t.co/NBUL2e3f4x pic.twitter.com/hhNQydWVJJ
— Inspiration4 (@inspiration4x) September 19, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
A nave usada foi a SpaceX Dragon. Seu escudo térmico permitiu que ela resistisse à queda. Os quatro paraquedas grandes a desaceleraram antes que ela caísse no oceano atlântico na costa da Flórida.
“Foi uma viagem e tanto para nós, e estamos apenas começando”, disse o capitão bilionário Jared Isaacman, que financiou a expedição com o objetivo de tornar o espaço um pouco mais acessível.
Assim que a nave caiu no mar, um barco da SpaceX a recuperou antes que sua escotilha fosse aberta. Depois disso, eles foram para o Centro Espacial Kennedy, onde a missão tinha começado na quarta-feira.
O objetivo dessa missão, chamada Inpiration4, era estimular a democratização do espaço. Além de provar que ir para lá é uma coisa possível para tripulações que não são escolhidas a dedo e que não tiveram treinamento por anos.
Crew of @Inspiration4x – first all-civilian human spaceflight to orbit – returns to Earth pic.twitter.com/pnjkDjnkAw
— SpaceX (@SpaceX) September 18, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Os quatro novatos espaciais ficaram três dias orbitando nosso planeta. Eles viajaram mais longe do que a Estação Espacial Internacional. Ficando em uma órbita de aproximadamente 575 quilômetros de altura. Circularam a Terra mais de 15 vezes por dia.
O bilionário que pagou a viagem à SpaceX ofereceu os outros três lugares para estranhos. Foram eles: Hayley Arceneaux, uma enfermeira de 29 anos; Sian Proctor, uma professora de 51 anos; e Chris Sembroski, 42, um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos.
A equipe do Inspiration4 se reuniu durante seis meses para passar por um treinamento. Bem mais rápido quando comparado com o treinamento de anos que os astronautas profissionais possuem.
Durante o voo, todos os sinais vitais dos tripulantes foram monitorados para que fosse possível estudar os efeitos do espaço em pessoas “comuns”.
“Bem-vindo à segunda era espacial”, disse o diretor da missão Todd Ericson depois do pouso.
Ele também disse que as viagens espaciais se tornam muito mais acessíveis para homens e mulheres comuns.
Durante o voo teve apenas um problema com o sistema de toalete da nave. No entanto, uma solução foi encontrada rapidamente.
Essa missão funcionou como uma grande arrecadação de fundos para o Hospital de Pesquisa Infantil de St Jude, no Tennessee, um dos 50 estados americanos..
Essa foi a terceira vez que a empresa de Elon Musk levou pessoas para o espaço e voltou. As visitas anteriores foram missões da NASA. Uma em agosto de 2020 e a outra em maio desse ano. Nessas duas vezes eles trouxeram astronautas da ISS.
Agora, ao contrário de astronautas da NASA, a tripulação da missão Inspiration4 não foi para a ISS. Ficaram em órbita em volta do nosso planeta.
Agora, a SpaceX está planejando mais voos de turismo espacial. Na realidade, “a quantidade de pessoas que estão nos abordando por meio de nossos portais de vendas e marketing aumentou significativamente”, disse Benji Reed, diretor de programas de voo espacial humano da SpaceX.
E a próxima viagem está programada para acontecer em janeiro de 2022 com três empresários a bordo.
Fonte: https://www.sciencealert.com/spacex-s-historic-all-civilian-space-flight-safely-returned-home-to-earth