Sua webcam pode estar ligada e te filmando nesse momento, aprenda como desativa-la

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      26/03/15 às 11h10

A tecnologia nos auxilia em muitas coisas no nosso dia a dia mas pode se tornar um grande problema nas mãos de pessoas mal  intencionadas. Imagine a cena: você sai do banho e enquanto se troca tem alguém te espiando o tempo todo por uma webcam.

Por mais difícil que pareça, é verdade e acontece com bastante frequência esse tipo de situação. A Webcam do seu computador permite que você faça chamadas de vídeo mas essas mesmas câmeras também podem ser usadas sem a sua autorização. Hacker podem facilmente tomar o controle de sua câmera sem que você perceba e ver tudo o que você faz.

Como é feito o acesso?

2

Uma das técnicas mais famosas é o clickjacking. Nela, é feita a manipulação da renderização de um site para que o prompt de permissão do Flash fique invisível. Ao fazer isso, o internauta autoriza o aplicativo que parece ser inocente. Porém, o que acontece é que ele concede permissão para outra pessoa controlar a câmera do seu dispositivo.

Navegadores como Google Chrome e Mozilla Firefox costumam corrigir rapidamente brechas que permitem esse tipo de ataque, ainda assim, esse é um risco que você corre ao deixar a sua webcam funcionando.

Como sei se estou sendo espionado?

3

PSe você quer saber se alguém está  te espionando verifique se a luz da câmera está ligada. Geralmente todas webcams têm uma luz que se acende quando a webcam está ativada.

Como se proteger?

4

Quando não estiver usando a webcam cubra a lente com um pequeno pedaço de fita ou um protetor específico para webcam. Algumas webcams embutidas são projetadas com tampas de proteção que podem ser abertas ou fechadas manualmente. Se você for muito desconfiado, desative a câmera no gerenciador de dispositivos do seu computador.

Sempre mantenha seu antivírus atualizado. Hackers podem instalar programas ou códigos que lhes dão acesso não só a sua webcam mas a diversas informações pessoais.  Se a webcam for um acessório à parte, desconecte-a assim que você deixar de utilizar. Além disso, não clique em anexos suspeitos em sua caixa de email.

Desative a câmera no sistema

Windows 8/ 8.1

Mac OS X Yosemite

Ubuntu

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+