Notícias

Susto de passageira sobre perseguição de baleia a avião vira piada na internet

0

Todo mundo já se confundiu em algum momento, mas, a maior parte das pessoas não chega a postar isso nas redes sociais. No caso de uma mulher que acreditou que seu avião estava sendo perseguido por uma baleia, ela decidiu mostrar toda a situação nas redes sociais, o que acabou rendendo muitas piadas.

A publicação de uma sequência de fotos da sombra de um avião sobre o mar de Florianópolis mostra que a mulher se confundiu, achando que era uma baleia. O caso viralizou no último domingo (10).

“Muito empolgada porque acreditava que uma baleia estava seguindo o avião. […] Olhava para os outros passageiros em pânico, sem entender o porquê não estavam tão empolgados. Estávamos vendo uma baleia”, diz a primeira, de uma sequência de quatro postagens.

Assim, nessa primeira foto, é possível ver uma sombra borrada, distante do avião. Já na segunda, a sombra se aproxima da faixa de areia. “Nessa hora eu estava desesperada, com medo de a baleia encalhar”, diz a legenda. Então, na última foto, a sombra aparece já sobre a faixa de areia, que foi o momento que ela percebeu o erro cometido.

“Só aqui eu descobri o que era. Fiquei morta de vergonha”, descreve o perfil nomeado como “tour da baleia”. Por conta dessa confusão, a postagem fez sucesso das redes sociais. Por exemplo, no Twitter, a publicação da sequência de fotos alcançou mais de 103 mil curtidas e 10,9 mil compartilhamentos.

Cientistas flagram orcas se alimentando de baleias azuis

Ataque de orca

John Daw/Marine Mammal Science

Por falar em baleias, enquanto a internet ri da falsa baleia, cientistas se preocupam com o equilíbrio dos ecossistemas. Isso porque, pela primeira vez, pesquisadores flagraram orcas se alimentando do maior animal de todo o planeta: a baleia azul.

O Marine Mammal Science publicou um artigo relatando que um grupo de orcas foi flagrado caçando e comendo baleias azuis em três ataques na costa da Austrália. Isso é muito importante, já que é a primeira pesquisa a documentar o comportamento.

No estudo, os pesquisadores chegaram a detalhar a forma como as orcas nadaram dentro da boca da baleia azul, que chega a 33 metros de comprimento. Isso para comer a língua do mamífero gigante. “Aqui fornecemos a primeira documentação de orcas matando e comendo baleias azuis: dois indivíduos mortos, com 16 dias de intervalo em 2019, e um terceiro em 2021”, relataram no artigo.

Sendo assim, um dos três ataques vistos foi contra uma baleia azul saudável de 18 a 22 metros de comprimento. Esse foi coordenado por pelo menos 12 orcas, lideradas por oito fêmeas adultas e um macho. A cena foi vista primeiramente por navios comerciais e, quando os estudiosos chegaram no local, acharam grandes pedaços de pele e gordura que já haviam sido arrancadas da baleia azul. Além disso, a maior parte da barbatana dorsal havia sido mordida.

Depois de uma hora de ataque, três orcas fêmeas bateram na baleia azul de lado, empurrando-a para debaixo d’água. Enquanto isso, duas outras atacaram sua cabeça. Por fim, uma nadou para dento de sua boca para comer a língua, que é rica em nutrientes. A cena é aterrorizante, mas mostra a habilidade estratégica das orcas.

Topo da cadeia?

As orcas já são conhecidas por essa caça organizada, como uma matilha de lobos. Então, esse estudo detalha e adiciona mais uma presa à longa lista das orcas. Assim, o estudo também sugere que a única baleia de barbatana que consegue escapar desse ataque é a jubarte adulta.

Este é o maior evento de predação do planeta: o maior predador de ápice derrubando a maior presa. “Não temos mais dinossauros, então para mim, como biólogo de baleias e zoóloga, é uma coisa incrível”, diz o coautor do estudo Robert Pitman, ecologista marinho do Instituto de Mamíferos Marinhos da Oregon State University, à National Geographic.

Fonte: G1

Celular explode em rosto de agricultor no Ceará

Artigo anterior

Animais ‘criminosos’. Arara aprende a abrir portas e liberta canguru

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido