Curiosidades

Terra foi lar de outras criaturas gigantes depois dos dinossauros

0

Nossa história é feita por “buracos”, que são os trechos que não conhecemos. Felizmente, as descobertas arqueológicas vêm para tentar preenchê-los e mostrar como era o passado do planeta. E por vezes elas podem ser extremamente surpreendentes, como por exemplo, saber que depois dos dinossauros nosso planeta teve outras criaturas gigantes.

A extinção dos dinossauros aconteceu no fim do período cretáceo. Depois disso, vários mamíferos tiveram um aumento de tamanho. De acordo com um novo estudo, nesse período surgiram parentes de cavalos que se pareciam com rinocerontes e eram enormes.

Segundo Oscar Sanisidro, líder do estudo e pesquisador da Universidade de Alcalá, na Espanha, esses animais faziam parte do grupo dos brontotérios (Brontotheriidae). Eles receberam o apelido de “bestas do trovão” e seus fósseis foram encontrados na América do Norte. Quem deu esse nome para eles foram os indígenas Sioux porque eles acreditavam que os ossos eram de cavalos do trovão que vagavam nas planícies durante as tempestades.

Criaturas

Galileu

Essas criaturas evoluíram para se tornarem gigantes durante “somente” 16 milhões de anos. “Brontotérios são uma família de mamíferos extintos relacionados a cavalos, rinocerontes e antas que viveram no Eoceno. Eles foram os primeiros mamíferos a conquistar amplamente a guilda dos megaherbívoros”, explicou Sanisidro.

“Apesar de outros mamíferos terem atingido tamanhos grandes antes dos brontotérios, os animais desta família foram os primeiros a ficar grandes de forma consistente”, continuou.

Já era sabido pelos paleontólogos que os brontotérios aumentaram seu tamanho rapidamente, mas o que não estava claro até o momento era como isso teria acontecido. Para ter uma resposta, Sanisidro e sua equipe estudaram uma árvore genealógica com 276 criaturas desse grupo.

Como resultado, eles chegaram a três possíveis explicações para o crescimento deles. A primeira delas, chamada de regra de Cope, pontua que ao longo do tempo todo o grupo cresceu de forma constante. A segunda, postula que aconteceram períodos de crescimento rápido seguido de pausas periódicas. Enquanto que a terceira hipótese sugere que não aconteceu um aumento consistente em todas as espécies e que algumas cresciam já outras diminuíam.

Tamanho

Socientifica

Na visão de Sanisidro, a explicação que condiz mais é a terceira. “Nossos resultados sugerem que esse rápido aumento de tamanho não é um fenômeno simples e gradual, como sugerem os trabalhos evolutivos clássicos”, afirmou.

Ainda de acordo com o pesquisador, o tamanho dos herbívoros “evoluiu em ambas as direções (maior e menor), mas as espécies maiores eram menos propensas à extinção do que as menores por escapar da competição”.

Isso acontecia porque, na época, os mamíferos tinham uma tendência maior em serem pequenos e entre as criaturas menores tinha muita competição. Enquanto isso, as criaturas maiores tinham menos competição por alimentos, o que lhes dava uma chance maior de sobreviverem.

Com essa descoberta, o que Sanisidro pretende é que ele consiga testar se o seu modelo realmente é válido também em outras espécies de mamíferos. “Além disso, gostaríamos de explorar como as mudanças no tamanho do corpo dos brontotérios podem ter influenciado outras características desses animais, como as proporções do crânio e a presença de apêndices ósseos [como os chifres]”, concluiu.

Dinossauro

Olhar digital

Claro que quando pensamos em criaturas gigantes que andaram pelo planeta os dinossauros são os primeiros que vem à mente. Mas você já se perguntou qual é o maior animal terrestre que já existiu?

Muitas pessoas acreditam que o maior animal terrestre que já existiu foi o famoso Tiranossauro Rex, mas essa não é a realidade. Mesmo que o T-Rex seja o mais conhecido, ele está longe de ter sido o maior dinossauro que já existiu. Contudo, ele foi considerado por muito tempo o maior carnívoro, o que ajudou na sua fama de ser uma “máquina de matar”. No entanto, ele também não tem mais esse título que atualmente pertence ao Epinossauro.

O título de maior animal que já pisou pela Terra é do Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. O animal viveu há mais de 102 milhões de anos e tinha impressionantes 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas. Esse peso é equivalente a 12 elefantes-africanos.

Antes desse animal, o título era do Dreadnoughtus, um pouco menor que o Patagotitan. Esses dinossauros gigantes são parte de uma categoria chamada de titanossauro.

Quem descobriu o Patagotitan foram os paleontólogos José Luis Carbadillo e Diego Pol do Museu de Paleontologia Egidio Feruglio. “Eu, mais do que a maioria, consigo identificar-me com eles e com o suor, o esforço, a frustração e o desconforto que experienciaram enquanto tentavam recolher ossos daquele tamanho e naquela quantidade do solo para levar em segurança para um museu”, comentou na época Kenneth Lacovara, paleontólogo que participou da descoberta do Dreadnoughtus.

Esse dinossauro é o maior animal terrestre que já existiu. No entanto, na água, existem alguns bem maiores, como por exemplo, a baleia-azul que pode chegar a 32 metros de comprimento e pesar 180 toneladas. Por conta dessas medidas, ela é o maior animal que se tem registro.

Fonte: Galileu,  Olhar digital

Imagens: Socientifica, Olhar digital

Cientistas ficaram impressionados com sons estranhos na atmosfera da Terra

Artigo anterior

O celular vai acabar? Esse aparelho novo projeta imagens na mão do usuário

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido