Curiosidades

Tradições natalinas em outros países

Arroz doce -Natal na Finlândia
0

Nós temos algumas fortes tradições natalinas aqui no Brasil: o jantar enorme com toda a família, o amigo secreto e um amigo da onça. Mas, como será que o resto do mundo comemora essa data? 

Algumas práticas de natal são as mesmas, não importa onde você for, como a decoração com luzes coloridas e uma árvore de natal, mas algumas tradições de outros países vão te surpreender. Pode ser que você queria incorporar essas tradições no seu Natal também! Já outras podem ser estranhas demais. 

Suécia

Natal na Suécia

Natal na Suécia (Mats Astrand/Getty Images)

O bode sueco de Natal é um símbolo de como celebram a data que remonta às raízes pagãs. Mas, em 1966, a tradição ganhou uma nova vida depois que alguém pensou em criar um bode gigante de palha. 

De acordo com o site oficial do bode de Gevália, ele tem mais de 12 metros de altura, 7 de largura e pesa 3,6 toneladas. Todos os anos, o bode gigante é construído no mesmo lugar e fãs podem até assistir a uma live do primeiro domingo de advento até depois do Ano Novo, quando ele é desmontado.

Filipinas

Festival de lanternas - natal das filipinas

Fesival de lanternas (Dondi Tawatao/Getty Images)

Se você achava que os Estados Unidos investia muito nas decorações, é porque nunca viu como fazem nas Filipinas. A cada ano, a cidade de São Fernando organiza o grande festival de lanternas, que simbolizam a estrela de Belém.

Cada parol é um conjunto de lanternas que giram na noite, iluminando o céu. Esse festival fez a cidade de São Fernando ganhar o nome de Capital de Natal das Filipinas.

Japão

KFC

Pote de frango do KFC (Divulgação)

No Japão, o Natal não é um feriado nacional, já que é estimado que só um por cento da população é cristão. Mas a população encontrou um jeito interessante e delicioso de celebrar. Eles não fazem uma ceia familiar com pratos e mais pratos feitos em casa. No lugar dessa tradição, as famílias vão até o KFC local!

A tradição começou em 1974, depois que a empresa lançou uma campanha publicitária que claramente deu muito certo em que diziam “Kentucky para o Natal!”. A franquia conseguiu manter a tradição de tal maneira que algumas pessoas fazem seus pedidos de frango frito com meses de antecedência para não esperar em filas quilométricas. 

Islândia

Botas na janela - natal na Islândia

Botas na janela (Inkflo)

Já na Islândia, o Natal é comemorado por 13 dias. Cada noite antes do Natal, as crianças são visitadas por 13 pessoas. Depois que colocam sapatos perto da janela, elas vão dormir e, na manhã seguinte, os sapatos estão cheios de balinhas. Isto é, caso sejam boas crianças, se foram más, elas recebem batatas podres!

Finlândia

Arroz doce -Natal na Finlândia

Arroz doce (Paivi Niemi)

Na Finlândia, as famílias comem arroz doce com canela por cima no café da manhã do dia 25 de dezembro como uma das tradições natalinas. Em um dos pratos, tem uma amêndoa escondida. Quem recebe esse prato ganha, mas é comum também colocar algumas amêndoas nos pratos das crianças para que elas fiquem felizes. No final do dia, é comum se aquecerem na sauna em família.

Martinica

Natal na Martinica

Natal na Martinica (H. Salomon)

Ocorre na ilha de Martinica, no Caribe, a la ribote, que é uma tradição antiga em que famílias visitam seus vizinhos durante o advento e no Ano Novo. Elas levam comidas natalinas como boudin créole, pâtés salés e caldo de porco. No início da manhã, cantam músicas de natal, adicionando crioulo entre os versos tradicionais.

Irlanda

Vela na janela - Natal na Irlanda

Natal na Irlanda (Getty Images)

Na Irlanda, as pessoas deixam uma vela vermelha na janela durante à noite. Isso é um símbolo de boas vindas enquanto estão no período natalino. Já o jantar tradicional inclui ganso assado, vegetais e batata.

Polônia

Natal na Polônia

Natal na Polônia (Getty Images)

Na Polônia, em uma das tradições natalinas, as famílias celebram o dia 24 de dezembro dividindo um pedaço de pão enquanto desejam um feliz Natal ao próximo. O jantar só pode começar depois que a primeira estrela aparece no céu e também é comum que um prato seja colocado na mesa caso alguém apareça de última hora.

Descubra as espécies animais mais raras do mundo

Matéria anterior

Fobias estranhas que você não conhecia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos