• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Tudo sobre o Ciclone Kenneth que pode atingir Moçambique hoje

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Afora      25/04/19 às 13h57

Tristemente, outro ciclone tropical poderá atingir Moçambique hoje, quinta-feira (25). De acordo com o Serviço Meteorológico Sul-Africano, o lugar corre riscos. O Ciclone Kenneth levará consigo chuvas e ventos fortes, causando ondas de vários metros no país. Moçambique ainda está se recuperando da grande devastação causada pelo Ciclone Idai, que atingiu o sudeste do continente africano no mês de março. "Deve chegar amanhã à tarde em Cabo Delgado, na costa nordeste de Moçambique. Será um ciclone com ventos que podem chegar a 140 km/h", disse Jan Vermeulen. Vermeulen é do Serviço Meteorológico Sul-Africano.

Partes da Tanzânia também poderão ser atingidas pelo ciclone, segundo um centro de monitoramento de ciclones da ilha francesa de Réunion, no oceano Índico. Um relatório do centro de Réunion, de acordo com Reuters, afirma: "O sistema (meteorológico) irá gerar uma onda de tempestades ao chegar à costa de Moçambique. Isso pode atingir entre 2 e 4 metros em algumas áreas. Além disso, deve haver o rompimento de ondas e fortes chuvas. Podendo assim causar inundações em Moçambique".

Além desses meios, a diretora-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, Augusta Maita, se pronunciou. Ela disse que já estavam criando meios logísticos para socorrer as mais de 600 mil famílias que poderão ser assoladas pelo tempo ruim. A companhia de Linhas Aéreas de Moçambique cancelou a ligação Maputo-Pemba, quando o alerta vermelho foi emitido. A informação foi dada a eles pelo Instituto Nacional de Meteorologia do país. Saiba um pouco mais a respeito desse fenômeno natural.

O Ciclone Kenneth se intensificou rapidamente de categoria 1 para categoria 4 desde quarta-feira. Há indícios de que esse será o mais forte ciclone a atingir o país, ultrapassando o que devastou Moçambique no último mês. O olho do Kenneth está se aproximando ao norte da cidade de Pemba, que possui uma população de cerca de 200 mil habitantes. Embora possa se enfraquecer rapidamente, os ciclones tropicais que se movem devagar, ou que estão parados notoriamente, produzem chuvas prodigiosas.

Ciclone

Um ciclone trata-se de uma região onde o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Ventos fortes, chuvas e nuvens estão associadas a centros de baixa pressão e ao fenômeno. Os ciclones são áreas onde a pressão atmosférica é mais baixa em sua volta. A medida com que o ar flui dos centros de altas pressões para um centro de baixas pressões, acontece a força de Coriolis de tal modo que os ventos circulam em espiral. Isto é, no sentido anti-horário no Hemisfério Norte e no sentido horário no Hemisfério Sul.

E aí, o que você achou dessa informação? Comenta pra gente aí embaixo e fique atento aos acontecimentos. Compartilhe com seus amigos desde já.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+