• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre furacões

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      12/09/18 às 18h24

O mundo é um lugar bom para se viver. Desde sua origem, a natureza nos abastece com tudo aquilo que precisamos para a nossa sobrevivência. A Terra nos proporciona alimento, abrigo e propriedade. Os rios de água doce matam nossa sede e ainda ajudam os biomas a serem preservados. Ou seja, se o homem colaborar e não destruir tudo, a natureza cuida da gente. Porém, com a mesma facilidade com que ela cuida e protege, ela também destrói. Os desastres naturais são capazes de devastar regiões inteiras. São vulcões que entram em erupção, terremotos e maremotos que destroem e tempestades que matam. Mas hoje vamos falar sobre os furacões.

Os furacões nada mais são do que redemoinhos de tempestade gigantes que assolam várias regiões da Terra. Apesar de conhecermos eles bem, principalmente devido a frequência com que acontecem na América do Norte e também com que aparecem na cultura pop ocidental, o fenômeno não é muito frequente no Brasil. Atualmente, os Estados Unidos estão se preparando para a chegada do furacão Florence, que segundo o presidente dos EUA, Donald Trump, é o maior que eles já viram em décadas. Mas será que você já sabe tudo sobre os furacões? Listamos 7 coisas que nós achamos que você nem desconfia a respeito.

1 - O Ciclone Yasi levou a um "boom" de nascimento de bebês

O Ciclone Yasi foi um dos mais devastadores que já passaram pela Austrália. Porém, ele tem duas curiosidades muito importantes. A primeira é que, apesar de causar danos muito grandes pelo país, principalmente no Norte dele, não houve nem ao menos uma vítima fatal. A segunda é que após passar pelo Norte de Queensland, ele causou um "boom" na fabricação de bebês pelos casais do local. Foi relatado que nove meses após a passagem do ciclone, houve um pico de 105 nascimentos, sendo que o habitual seria uma média de 90 para aquele mês.

2 - Criminoso que salvou dezenas de pessoas do Furacão Katrina

O Furacão Katrina foi um dos mais violentos já registrados. O furacão devastou parte dos Estados unidos e matou mais de 1.800 pessoas. Ainda assim, ele foi capaz de mostrar que todo ser humano é capaz de se redimir dos seus erros. Um criminoso de 20 anos, com extensa ficha criminal, roubou um ônibus em pleno furacão. A questão é que ele não fez isso para fugir, e sim, para salvar outras pessoas. Ele resgatou cerca de 70 pessoas que estavam ilhadas ou a deriva do Katrina. Além disso, ele chegou mais rápido ao destino para onde ia o ônibus de resgate do que os próprios socorristas.

3 - O Furacão Hugo levou Tim Duncan a se tornar jogador de basquete

Tim Dunkan é um famoso ex-jogador de basquete americano. Ele é uma das grandes estrelas do NBA, mesmo depois de aposentado. Em 1989, ele estava treinando porque, em 1992, queria se tornar tornar membro da Equipe de Natação Olímpica dos EUA. Porém, o Furacão Hugo destruiu a única piscina em que ele poderia treinar. Isso porque ele tinha um grande medo de tubarões, impedindo-o de usar o oceano para treino. Foi nesse momento que ele começou a jogar basquete para se manter em forma. O final dessa história a gente já conhece.

4 - Chacina de animais de estimação

Durante o furacão Katrina, várias pessoas, junto com os seus animais de estimação, foram evacuados para escolas na paróquia de St. Bernard, que fica no estado de Luisiana. A polícia ordenou que evacuassem a área e deixassem seus animais de estimação para trás. A informação passada para aquelas pessoas era de que os animais seriam resgatados e levados logo após pelas autoridades. Porém, ao invés disso, os bichinhos foram baleados e deixados para morrer.

5 - O furacão de Galveston foi o que mais matou pessoas até onde se sabe

O furacão de Galveston aconteceu em 1900 e é considerado o mais mortal da história dos Estados Unidos e do mundo. Ele aconteceu na cidade de Galveston, no Texas, e estima-se que chegou a matar mais de 8.000 pessoas. A destruição foi tamanha porque o governo não acreditava no potencial de destruição do furacão e não fez nenhuma medida preventiva. As pessoas que moravam na cidade nem ao menos ficaram sabendo do furacão com antecedência.

6 - Os furacões fazem bem para o mundo

Os furacões são capazes de causar danos imensuráveis. Porém, o que pouca gente sabe, é que eles são uma parte importante do sistema climático da Terra. Eles agem basicamente como ventiladores gigantes. Eles tomam o ar quente dos trópicos e movem-os para os polos. Eles são capazes de ajudar a equilibrar as temperaturas e a umidade ao redor da Terra. Sem os furacões e outras tempestades, vastas áreas do planeta seriam muito quentes para a vida animal e humana.

7 - O verdadeiro nome do furacão é Ciclone Tropical

Tudo bem, ele ainda é o nosso velho e conhecido furacão. Porém, é bom que você saiba que os termos furacão, tufão e ciclone são denominações distintas para o mesmo tipo de tempestade: o ciclone tropical. Os ciclones tropicais que ocorrem no Oceano Atlântico ou no Oceano Pacífico oriental são chamados de furacões. Os que acontecem no Oceano Pacífico ocidental são chamados de tufões. No Oceano Índico e no Golfo de Bengala, os ciclones tropicais são chamados de ciclones. Na Austrália, os furacões são chamados de "willy-willies".

E aí, você sabia sobre essas curiosidades? Comenta aqui com a gente e não deixa de compartilhar essa lista nas suas redes sociais. E para você que nunca viu e nem quer ver um furacão, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   BT     KF     AN  
Imagens SF VO R7 C NG CP WC V G1
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+