• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 cientistas brasileiros que todo mundo deveria conhecer

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      24/04/19 às 19h43

É indiscutível todas as melhorias que a ciência já proporcionou para as nossas vidas. Sem dúvida alguma pudemos chegar onde chegamos graças aos avanços proporcionados por cientistas e pesquisadores, que dedicaram suas vidas e não pouparam esforços para compreender o mundo ao nosso redor.

E a busca pelo conhecimento não para. A ciência moderna tem feito todo o possível para nos levar cada vez mais adiante. Pensando nisso, hoje preparamos uma lista para vocês, com alguns nomes renomados da ciência brasileira e que vocês podem não conhecer. Confira!

1 - Thaisa Storchi Bergmann

Thaisa é astrônoma e venceu o prêmio For Women in Science por conta de sua proeminente pesquisa sobre buracos negros supermassivos. A cientista foi a primeira pessoa a observar um disco de poeira e gás, que se forma ao redor dos buracos negros, chamado de disco de acreção.

2 - Mayana Zatz

Em seu trabalho como bióloga molecular e geneticista, a brasileira Mayana Zatz tem forte contribuição nas pesquisas sobre doenças neuromusculares, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e paraplegias espásticas. A cientista ainda é fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular.

3 - Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser é físico, astrônomo, professor e escritor. Seu nome é conhecido dentro e fora do Brasil devido às suas contribuições. Comumente Marcelo aborda em suas obras temas complexos e polêmicos, como a ciência e a religião. Em 2007, Marcelo foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.

4 - Miguel Nicolelis

O médico e neurocientista já foi considerado pela Scientific American como um dos maiores cientistas do mundo. Muitas pessoas puderam conhecer um pouco de seu trabalho quando, na cerimônia de abertura da Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, Nicolelis apresentou seu exoesqueleto e foi o responsável pelo primeiro chute do evento.

5 - Suzana Herculano-Houzel

Suzana é neurocientista e seu nome se tornou muito reconhecido após ter feito algo, aparentemente, muito simples. Ela conseguiu fazer a contagem dos neurônios no cérebro. Acredite você ou não, são cerca de 86 bilhões deles dentro do pequeno espaço reservado para o órgão. A técnica usada por Suzana para tal ainda não havia sido apresentada anteriormente.

6 - Duília de Mello

Duília é professora e já trabalhou em um dos centros de estudo mais importantes do mundo, o Goddard Space Flight Center, da NASA. Ela se formou em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, a brasileira trabalha como vice-reitora da Universidade Católica da América e ainda contribui como pesquisadora para a NASA.

7 - Marcelo Viana

Em 2016, devido a uma pesquisa desenvolvida em colaboração com o cientista francês, François Labourie, da Universidade de Nice, o matemático brasileiro Marcelo Viana ganhou o Grand Prix Scientifique Louis D., principal prêmio científico da França.

Através de seus estudos sobre os sistemas de comportamento caótico, Marcelo tem contribuído para a compressão da Teoria do Caos. Marcelo é diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação (MEC).

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+