Curiosidades

Veganismo, vegetarianismo e a diferença entre cada um

0

O remake da novela Pantanal pela TV Globo está dando o que falar. Seja pelas transformações mágicas, as cenas de sexo ou, agora, pelo personagem vegano em uma comunidade baseada na agropecuária. Portanto, a pergunta clássica vira pauta mais uma vez: o que é veganismo? Qual a diferença do vegetarianismo?

Veganismo em Pantanal

O protagonista Joventino sempre foi pensado como aquele que distoa, a frente de seu tempo. No entanto, nessa nova adaptação da novela, orginalmente da Rede Manchete, Jove apresenta novas tendências que chamaram atenção. Além de suas roupas modernas, ele também é vegano.

Como a novela possui projeção nacional, a discussão sobre veganismo foi recebida com comemoração entre os ativistas que não aderem ao consumo de alimentos de origem animal. Um exemplo foi o da atriz Alexia Dechamps, que comentou a cena em que Jove se diz vegano.

“Quem diria que eu ia escutar um texto desse numa novela. Estamos evoluindo mesmo. Palmas para o @brunoluperi que escreveu esta nova versão e teve a sensibilidade de colocar na boca do personagem do @jesuitabarbosa uma realidade cada vez maior!”, escreveu em uma publicação do Instagram que contém a cena.

Na nova versão do filho do fazendeiro José Leôncio, o veganismo entra em pauta. Contudo, no Pantanal da década de 90, Jove era caracterizado por ter um linguajar mais acadêmico e hobbies como fotografia e leitura. Isso ilustrava o contraste entre os personagens que viviam na região pantaneira.

“Pai e filho têm cabeças diferentes, mas há um encontro nessas diferenças, há respeito. Isso é importante neste momento de nervos inflamados, em que não tem havido respeito entre as pessoas”, explicou Jesuíta Barbosa ao GQ Brasil, que é o ator por trás do novo Jove.

Alimentação sem carne

Pixabay

Se você acha que o veganismo e o vegetarianismo é moda recente, está enganado. Sendo assim, há séculos, existem comunidades e culturas que partilham da prática de não consumir carne ou outros alimentos de origem animal, tanto que o filósofo grego Pitágoras já defendia uma alimentação sem carne, no século 6 a.C.

Essa causa também é defendida pelo gênio da computação, Bill Gates, que alerta que o mundo deveria parar de comer carne para impedir o aquecimento global de piorar ainda mais. Além disso, o maior campeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, já até inaugurou uma rede de fast food de alimentos feitos com plantas em Londres.

De fato, o vegetarianismo e o veganismo têm se popularizado. No Brasil, quase 30 milhões de pessoas são vegetarianas, o que representa 14% da população, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Vegetariana Brasileira, tendo como base a pesquisa pelo Ibope em 2018. Em 2012, apenas 8% se declararam vegetarianos.

Vegano X Vegetariano

Mas, afinal, qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Basicamente, o vegetarianismo defende uma dieta sem carne, seja bovina, suína, peixe, frango ou qualquer outro animal. Já o ovo, leite e derivados são liberados.

Já no caso do veganismo, seguido por Jove, não se come nada de origem animal. Para além do consumo alimentar, a prática se estende de uma forma a afetar o consumo no geral. Com isso, não se compra ou usa produtos que tenham origem animal ou que sejam testados animais. A ideia é não causar nenhum tipo de dano aos animais. Por isso, o veganismo entra mais no universo do princípio básico.

“O vegetariano é aquele que não consome nenhum tipo de proteína animal, carne, peixes, porém, consome leite e ovos. O veganismo pode ser considerado mais como uma filosofia de vida, pois o vegano não consome nada que o processo de fabricação venha de origem animal, incluindo inclusive seus derivados”, explica a nutróloga Valéria Goulart.

Fonte: Aventuras na História

Fatos curiosos sobre Chernobyl

Artigo anterior

Psicologia Evolucionista: seus genes agindo na sua forma de ver o mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido