Com um único golpe, o fazendeiro siberiano Vasily Kamotsky pode derrubar seus oponentes. Em seguida, vemos uma plateia que ri da situação e indignação. Ditas essas palavras, é assim que podemos definir o bizarro torneio de tapas na Rússia.
Vasily Kamotsky não golpeia tanto seus oponentes quanto os acaricia com sua palma massiva. Dessa forma, ele foi coroado o campeão de tapa no Siberian Power Show, uma competição tão esotérica e censurável que parece feita sob medida para ser encontrada, durante uma busca no YouTube às 3 da manhã.
Recentemente, Vasily Kamotsky fez coisas nunca antes vistas no “esporte” tipicamente russo. Em uma mesma noite, ele fez dois nocautes usando apenas a palma de mão. Depois disso, ele correu para ligar para sua esposa e afirmou: “Acho que ninguém tinha visto isso antes”.
Contudo, os campeonatos de tapa são uma curiosidade relativamente nova na Rússia. E claro, essa demonstração de tolerância à dor projetada para animar programas de levantamento de peso é uma modalidade que atrai principalmente os homens. Assim, Kamotsky era ambivalente em relação à sua repentina fama. “Não é um esporte, é um show”, disse ele.
Até pouco tempo, o fazendeiro nem tinha ouvido falar do campeonato de tapa, até que ele e seus amigos visitaram a competição de homens fortes na cidade de Krasnoyarsk. Depois disso, sendo ele um ávido fã de levantamento de peso, foi convidado a participar da competição. “Havia uma multidão nos assistindo, provavelmente cerca de 1.000 pessoas”, disse ele. Em seguida, ele acabou com o apelido de pelmen, um bolinho de massa siberiano. Kamotsky ficou com o apelido porque afirmou em sua apresentação que gostava de comê-los.
Depois que o vídeo se tornou viral, as pessoas começaram a reconhecer Kamotsky na rua. Com isso, jornalistas ligaram da Espanha e do Japão. Imagens dele vencendo o campeonato foram exibidas no Evening Urgant, o principal talk show de comédia do país, e ele recebeu cartas de outros fãs do clube de futebol Spartak (bem como de seus rivais, o CSKA).
Com a fama, Kamotsky também os comentários do vídeo no YouTube e muitos deles são críticos. “Olha, ele tem 2,8 milhões de visualizações”, disse Kamotsky. Hoje, são quase 4 milhões de visualizações e “todo mundo no YouTube escreve ‘Eles são tão idiotas’ e ‘Por que fazer isso?’. Mas as pessoas estão assistindo e isso significa que precisam disso. Eles escrevem negativamente sobre isso, mas continuam assistindo”, completou Kamotsky.
No início dos anos 2000, o torneio de tapas já havia sido mostrado com uma espécie de piada em um comercial da Fox Sports. Entretanto, hoje, o esporte tem árbitros e sais olfativos para ajudar a trazer os receptores dos ataques de volta à consciência plena. Mas, mesmo com o sucesso, Kamotsky, que ganhou 30.000 rublos, ou 350 libras, disse que não tinha certeza se participaria novamente. Segundo o competidor, parece que o evento está se tornando a atração principal. E agora, quem sabe o “esporte” possa estar presente nas próximas Olimpíadas.