Curiosidades

Veja os riscos das lentes de contato nos dentes que viraram moda

0

Quando perguntamos para pessoas o que mais chama atenção em alguém, as respostas são as mais variadas. Podem ser determinadas partes do corpo, como também pode ser o sorriso. Por ter uma grande importância na vida das pessoas, e ser um ponto que chama atenção, as pessoas estão sempre buscando melhorar seus dentes. Nesse ponto, nos últimos tempos as lentes de contato dentais se tornaram bastante populares.

Normalmente, essas lentes são indicadas em casos específicos e mais graves. Contudo, elas viraram moda e são vistas como uma esperança para as pessoas que querem ter um sorriso uniforme e branco de uma forma rápida.

No entanto, essa alternativa não é das mais baratas. E além do seu preço alto, as lentes não são indicadas para qualquer pessoa, já que elas podem oferecer riscos se for feita por profissionais não muito bem qualificados.

Lentes dentais

Dental esthetic center

“As lentes são indicadas para correções de anatomia defeituosa dos dentes, como dentes conoides (em formato de cone), muito comum nos incisivos laterais superiores; dentes em forma de barril e microdentes, que dão um aspecto infantil e desproporcional ao adulto”, explicou o dentista Cláudio Ximenes, especialista em prótese dentária, implantodontia e estética.

Segundo ele, um outro caso, em que as lentes são bem-vindas, é para os pacientes que têm dentes mais escuros que não conseguem o efeito desejado através de clareamento ou outras técnicas disponíveis.

Além desses casos, pacientes que apresentam alterações na textura por defeitos estruturais congênitos, dentes afastados, ou correções a serem feitas depois de finalizar um tratamento ortodôntico são possíveis indicações para lentes dentais.

A contraindicação delas é feita para aqueles pacientes muito jovens por conta dos desgastes que são precisos para que o processo seja feito. “Isso porque o dente, uma vez desgastado, não tem mais volta. Pacientes com grandes apinhamentos (dentes encavalados), também devem fazer o tratamento ortodôntico prévio e assim diminuir a quantidade de desgaste dos dentes”, pontuou a dentista Viviane Valverde, especialista em dentística e estética e professora assistente no curso de Cirurgia Oral da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD Central).

Outra contraindicação é para as pessoas que têm o hábito de ranger os dentes enquanto dormem, o conhecido bruxismo, ou aqueles que roem unhas ou mordem tampas de canetas com frequência.

Resultado X perigo

Odonto Rassi

Mesmo com essas contraindicações, a aparência do sorriso interfere diretamente na autoestima das pessoas. Justamente por isso que as lentes têm virado uma verdadeira tendência.

Pensando nisso, Julia de Oliveira Gratão, de 20 anos, colocou lentes de contato dentais com um profissional, mesmo seu dentista tendo contraindicado. Ela resolveu fazer isso porque desde criança se incomodava com o formato dos seus dentes que, de acordo com ela, eram desalinhados e bem pequenos. E mesmo tendo usado aparelho duas vezes, seus dentes ficaram em ordem, mas não mudaram o formato.

A jovem sentiu motivação através das redes sociais e por vários famosos estarem fazendo o procedimento. Então ela começou a buscar profissionais pelo Instagram, fez orçamento e começou a juntar dinheiro para colocar as lentes.

“Eu levei um susto quando me vi pela primeira vez, porque a cor realmente faz muita diferença. E a lente de resina que coloquei eu não recomendo, porque ela é bem artificial. Mesmo assim, eu saí de lá me achando linda e tirei várias fotos. Mas, no outro dia, quando acordei e me olhei no espelho, eu me assustei de novo, e comecei a pesquisar uma forma de escurecer a lente para deixar com mais cara de dente”, contou ela.

No entanto, o plano de Julia não deu certo e ela continuou com seus dentes extremamente brancos. De acordo com ela mesma, no começo ela até sofreu bullying por conta da nova aparência de seus dentes. Mas depois de um tempo, isso foi o menor dos problemas enfrentados por ela.

“No começo eu não sentia quase nada, mas uns meses depois minha gengiva começou a sangrar e comecei a ficar com muito mau hálito. Eu escovava muito os dentes, usava enxaguante bucal, mas nada resolvia”, lembrou.

Ela fez algumas buscas na internet e concluiu que estava com gengivite. Esse diagnóstico foi confirmado pelo seu dentista depois. A jovem disse que não pesquisou quais eram os possíveis riscos das lentes e a dentista que fez o procedimento também não a informou. “Ela só me falou que a manutenção era a cada cinco anos e pediu para eu trocar a escova por uma que tivesse as cerdas finas”, contou.

“Eu fui ao meu dentista, que era totalmente contra eu colocar as lentes, para fazer uma limpeza. Mas ele disse que não tinha como fazer e que primeiro eu tinha que tratar a gengivite. Daí ele passou um creme dental para eu usar provisoriamente e disse que quanto mais sangrasse, mais eu deveria usar esse creme e passar o fio dental. E recomendou que eu tirasse as lentes, porque se eu não conseguisse controlar a gengivite, ela iria virar uma periodontite”, disse Julia.

Mesmo assim, Julia continuou com as lentes por pensar no investimento que tinha feito e como elas mudaram sua aparência. Mas por conta disso a rotina da jovem mudou muito. Ela não pode deixar de escovar os dentes depois de uma refeição não importa onde ela estiver.

Por isso, Julia anda sempre com uma escova e um fio dental para que seu problema não se agrave. “Eu uso esse creme dental até hoje, passo fio dental mais de cinco vezes por dia. Se eu pulo um almoço, quando vou escovar à noite já está sangrando. Então é uma limpeza que exige muito e qualquer vacilo já dá dor de cabeça. Não recomendo o procedimento para ninguém, você fica refém”, concluiu ela.

Fonte: UOL

Imagens: Dental esthetic center, Odonto Rassi

Por que o Peru, país que teve 6 presidentes em 4 anos, é tão difícil de governar?

Artigo anterior

Lensa, o app de criação de fotos por inteligência artificial

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido