Curiosidades

VÍDEO: Morador filma porcos espalhados pela rua no Rio Grande do Sul

0

Todos estão acompanhando a tragédia que está acontecendo no Rio Grande do Sul por conta das chuvas e das enchentes. De acordo com os meteorologistas, os temporais acontecem no estado porque pelo menos três fenômenos que acontecem na região foram agravados pelas mudanças climáticas.

Essa tragédia no estado está relacionada com correntes intensas de vento a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, por conta das ondas de calor.

Infelizmente, a cada novo boletim o número de vítimas no Rio Grande do Sul aumenta. No mais recente feito pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, foi para 107 o número de mortos por conta dos temporais. Ao todo, o estado registra 136 desaparecidos e 374 feridos.

Vídeo

E claro que esses temporais não afetaram somente as pessoas. Tanto que recentemente começou a circular nas redes sociais imagens bastante assustadoras. Nesse vídeo em específico, é possível ver corpos de animais pelas ruas depois que a água abaixou em alguns locais.

A pessoa que estava gravando o vídeo estava andando de carro por uma zona rural quando viu uma grande quantidade de corpos de porcos na beira da estrada e em determinados terrenos. “Olha que absurdo, cara. Meu Deus do céu, olha isso”, disse o homem bem assustado com o que estava vendo. E a quantidade de corpos vista é incontável.

Assim como todos os vídeos da tragédia no Rio Grande do Sul, esse também comoveu e chocou os internautas. Alguns dos comentários na publicação desse vídeo foram:

“C*ralho que tristeza”; “Toda cadeia de sustentação do cotidiano de cidades, urbanas ou rurais, é destruída. Do básico do básico, como água para beber, comida e um teto, até os serviços de tecnologia. Tudo é abalado”; “Muito era falado dos animais que estão em nossas casas, mas as criações também se perderam nessa tragédia dolorosa”; “Bah tô evitando pensar nos bichinhos. Cenário devastador”; “Tadinhos. Imagina o sofrimento deles”.

Rio Grande do Sul

G1

As chuvas no estado começaram no dia 27 de abril e ganharam força a partir do dia 29. Desde essa data, os moradores da região vivem um grande pesadelo. Segundo o G1, a maior parte das mortes aconteceu na Serra gaúcha e no Vale do Taquari. E as partes mais afetadas foram os vales dos rios  Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos, Gravataí, além do Guaíba, em Porto Alegre.

Com toda a situação, 232,6 mil pessoas estão fora de casa. Desse total, são67.563 em abrigos e 165.112 desalojados, que estão em casas de amigos ou familiares. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 497 municípios, desses, 428 tem algum relato de problemas associados ao temporal, com 1.482.006 milhão de pessoas afetadas.

Por conta disso, o governo decretou estado de calamidade, o que foi reconhecido pelo governo federal. Assim, o Rio Grande do Sul se torna apto a pedir recursos federais para que sejam feitas ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Fonte: Correio braziliense, G1

Imagens: Twitter, G1

Como é o blindado de R$ 12 mi que anda na água e é usado nos resgates no RS

Artigo anterior

Idade da Pedra ou da Madeira? As novas descobertas que reescrevem a pré-história

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido