icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Você sabe o que é assexualidade? Entenda essa orientação sexual

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 17/03/20 às 16h07

capa do post Você sabe o que é assexualidade? Entenda essa orientação sexual

Já vivemos o suficiente, para saber que a sexualidade humana é muito complexa. O fato é que não podemos limitá-la somente ao que conhecemos ou vivemos. Porque afinal existe um mar de possibilidades, quando se trata de sexualidade. Recentemente, o termo "assexualidade" foi muito falado na internet, devido à participação do psicólogo Victor Hugo, no Big Brother Brasil. Aos 25 anos, o ex-BBB deixou bem claro a sua orientação sexual, logo que entrou no programa. Com isso, ele deixou o público bem curioso, já que muita gente sequer tinha ouvido falar sobre assexualidade, quanto mais saber o que ela é.

Mas afinal, o que é assexualidade? Definitivamente, não é algo simples de explicar. Até entre sexólogos e especialistas, a assexualidade não é completamente compreendida em todas as suas facetas, como explica Anthony Bogaert. Ele que é pesquisador da Universidade de Brock, no Canadá. Segundo ele, é muito mais fácil estudar comportamentos existentes do que a falta deles. E no caso da assexualidade, seria a falta de interesse sexual. No entanto, isso não quer dizer que a assexualidade deva ser ignorada.

Assexualidade

A assexualidade é uma orientação específica, assim como a heterossexualidade, homossexualidade, ou bissexualidade, só que com a falta de atração sexual. Para entender como seria isso na prática, imagine a sexualidade como uma escala de cores que vai do preto ao branco. De um lado, o preto, marcado pela ausência de atração sexual, no outro extremo temos o branco, representando a presença dessa atração. A assexualidade então seria representada pela cor preta e toda a área cinzenta desse espectro. Nesse ponto, é possível identificar vários tipos de assexualidade.

Para começar, a assexualidade romântica, que prova que pessoas que não sentem necessariamente atração sexual, podem sentir atração romântica por outras pessoas. Ou seja, se interessar afetivamente por uma pessoa, apesar de não haver desejo sexual.

Pessoas, que se identificam como assexuais, podem ser heterromânticos, homorromânticos, birromânticos ou panrromânticos. Isso que é definido por quem a pessoa assexual sente a atração afetiva. E existem também os arromânticos, que não sentem nem atração sexual, nem atração afetiva.

Por último, há os que se identificam como demissexuais, pessoas que sentem atração sexual apenas por pessoas com quem tenham algum laço afetivo.

Não é um distúrbio

O simples fato de uma pessoa não sentir desejo sexual, não significa que tenha algo errado com o seu corpo. Pesquisas da Universidade de Colúmbia Britânica, no Canadá, mostram que homens assexuais conseguem ter ereções, e mulheres assexuais conseguem ter lubrificação vaginal. A única diferença é que eles simplesmente não se sentem sexualmente atraídos por ninguém. No caso de assexuais, não há nenhum tipo de disfunção ou distúrbio hormonal que justifique a falta de interesse sexual.

Os primeiros estudos sobre assexualidade datam do final da década de 1940. Na época, o biólogo e sexólogo Alfred Kinsey, conhecido pela escala Kinsey começou a publicar várias pesquisas sobre os comportamentos e hábitos sexuais dos americanos. Seus resultados sugeriam que 1% dos participantes não sentiam atração sexual por nenhum gênero. Anos depois, em 1994, um outro estudo, dessa vez feito na Inglaterra com 18 mil pessoas chegou a mesma porcentagem de pessoas que nunca se sentiram atraídas sexualmente por alguém. No entanto, pode ser que o número de pessoas assexuais seja maior ou menor do que o estimado.

E você, já sabia o que era a assexualidade? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest