Curiosidades

Vulcão de gelo na Antártida está expelindo ouro

0

Quando pensamos em vulcões nos lembramos daquelas formações rochosas que expelem lava. Eles podem ser encontrados em algumas partes do mundo. Além disso, podem ainda ser encontrados em outros planetas do sistema solar. Eles se formam quando as placas tectônicas se chocam e acabam surgindo os vulcões.

Mesmo tendo uma definição, nosso planeta é uma caixinha de surpresas que está sempre nos surpreendendo. Como no caso do Monte Erebus, que é o vulcão ativo mais ao sul do mundo, no coração da Antártica, que está lançando poeira de ouro.

Soltando ouro

National geographic

Recentemente, cientistas da região revelaram esse fenômeno. Os pesquisadores descobriram que os gases desse vulcão têm minúsculos cristais de ouro metálico, tendo menos de 20 micrômetros de tamanho.

De acordo com a Universidade de Columbia, nos EUA, o estimado é que por dia o Monte Erebus jogue aproximadamente 80 gramas de ouro na atmosfera. Essa quantidade é cerca de seis mil dólares, ou 30 mil reais. Tais partículas de ouro que são expelidas pelo vulcão viajam através de uma longa distância. Tanto que os pesquisadores da Antártica já as encontraram no ar a aproximadamente mil quilômetros de distância do Monte Erebus.

O ouro do vulcão não pode ser minerado por conta da localização remota do Monte Erebus e também por causa de suas condições extremas. Contudo, ele traz dúvidas a respeito dos processos geológicos que podem concentrar metais preciosos em grandes quantidades. Por isso que o plano dos cientistas é continuar com o estudo desse fenômeno para entender melhor as forças que estão sob a superfície do nosso planeta.

Vulcão na Antártida

Gizmodo

O vulcão está na ilha de Ross e é um dos mais ativos do mundo junto com o  Kilauea, no arquipélago do Havaí, no Oceano Pacífico; o Etna, na Itália; e o Piton de la Fournaise, em Reunião.

O Monte Erebus tem uma elevação de 3.794 metros e tem um lago de lava permanente em seu cume. Nele, todo dia são registradas erupções estrombolianas, ou explosivas.

Esse monte foi descoberto em 1841 pelo explorador polar sir James Clark Ross. Por conta disso, ele quem deu o nome ao vulcão, além do monte Terror, que também fica na Antártida. Esses nomes foram escolhidos porque eram os nomes dos navios que o explorador levou para os mares austrais.

De gelo

Megacurioso

Claro que um vulcão que solta ouro é algo surpreendente, mas existem outros pontos que também podem surpreender. Como, por exemplo, em 2021, as condições meteorológicas se alinharam e resultaram em uma torre de gelo de 13,7 metros de altura. Ela se formou a partir da água de uma nascente que jorra de uma planície gelada.

Essa torre apareceu na região de Almaty. Nesse lugar, as temperaturas são congelantes e significa que as planícies passam o inverno cobertas por uma camada espessa de gelo e neve.

O grande cone de gelo formado foi chamado por alguns cientistas no passado de “vulcão de gelo”. Por mais que a forma seja parecida, eles são um fenômeno diferente dos vulcões de rocha que expelem lava.

Nesse caso, o gelo vem de uma fonte termal. A água salta para a atmosfera e congela quando volta para a superfície. Assim, com o passar do tempo, uma estrutura impressionante e oca é formada.

A torre de gelo se forma todos os anos no ano novo. E ela se torna um ponto turístico para os moradores locais. Um vídeo publicado no começo de fevereiro pela Ruptly, que é uma agência que tem relações com a emissora ligada ao Kremilin RT, mostra várias pessoas perto da torre de gelo.

A maioria das pessoas conhecem o Cazaquistão apenas pela franquia de filmes “Borat”. Mas a realidade do país é bem diferente. E quando a sequência do filme foi lançada em 2020, o conselho de turismo do Cazaquistão pegou a frase de efeito do personagem, “muito bom”, para si e a fez de slogan para o turismo no país.

Não somente no Cazaquistão existem esses “vulcões de gelo”. Eles podem ser vistos nos EUA com frequência nos grandes lagos, como o Lago Erie e o Lago Ontário. Mas nessas áreas, é a água do lago que empurra sob o manto de gelo na borda do lago e cria esses montes de gelo.

Fonte: Gizmodo

Imagens: National geographicGizmodo, Megacurioso

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada

Artigo anterior

Cientistas revelam rosto de mulher neandertal que viveu há 75 mil anos

Próximo artigo