• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que você precisa saber sobre Broly

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      10/07/18 às 17h46

Não existe sombra de dúvidas sobre a importância de Dragon Ball para a cultura pop. Em meados dos anos 1990, enquanto se popularizava nos Estados Unidos, Dragon Ball alçou voo rumo ao título de melhor anime de todos os tempos. Não há como negar. Dragon Ball, seja ele o clássico, Z ou Super é um fenômeno cultural.

Recentemente, Broly apareceu no novo longa de Dragon Ball Super. O personagem é um dos vilões mais fortes que Goku e seus amigos já enfrentaram. Só existe um porém. Até este momento ele não fazia parte do cânone. Ele não foi criado por Akira Toriyama, criador do anime e mangá. Mas o filme confirma que agora Broly é oficial dentro do universo regular de Dragon Ball.

Ele apareceu pela primeira vez no filme Dragon Ball Z: Broly, O Lendário Super Saiyajin. Imediatamente chamou a atenção dos fãs com seu olhar único e nível de poder devastador. Ao longo dos anos, Broly teve inúmeras encarnações e tem sido um dos assuntos  que mais causam discussões sobre o universo de DB. Apesar de alguns fãs chamarem seu personagem de unidimensional, ele é mais profundo do que parece e tem um lugar importante no universo de Dragon Ball. Confira algumas informações que você precisa se atentar sobre um dos saiyajins mais fortes do universo.

1 - Seu pai era um tenente de Vegeta

O pai de Broly, Paragus, é um dos antagonistas de Dragon Ball Z: Broly, O Lendário Super Saiyajin. Ele serve como oficial de alta patente para o Rei dos Saiyajins, Vegeta, pai de um dos anti-heróis mais amados da cultura pop. Embora Paragus nunca realmente lute nos filmes em que aparece, ele mantém uma parte crítica do arco de Broly.

Primeiro, Paragus fala diretamente com Rei Vegeta, o que é algo que poucos personagens podem fazer. Além disso, ao contrário da maioria dos outros Saiyajins, ele não tem um desejo agressivo pela batalha. O personagem prefere criar planos meticulosos e esperar o momento certo para executá-los. Combinado com sua astúcia e adaptabilidade, isso torna fácil entender porque Paragus foi valorizado pelo arrogante e seletivo Rei Vegeta.

É claro que o valor de todos tem limites, e Vegeta é rápido em sua tentativa de descartar Paragus e seu filho quando sentiu que era necessário. Independentemente disso, realmente acrescenta ao personagem de Broly que ele venha de tal linhagem.

2 - Figura profética

Na cultura dos Saiyajin, o lendário Super Saiyajin é um guerreiro antigo e indomável e um ídolo entre a raça. Verifica-se então que a lenda é real e ainda mais destrutiva do que podia parecer. A identidade original do lendário Super Saiyajin é desconhecida, mas o seu poder não. A lenda diz que periodicamente, uma vez a cada mil anos ou mais, um Saiyajin nasce com o mesmo poder e traz todos os problemas que acompanham seu tempo. Ele é mais forte do que qualquer Rei Saiyajin, tanto uma fonte de grande orgulho como de grande medo para toda a raça.

3 - Seu poder é uma maldição

O poder de lendário super saiyajin pode ser visto como uma maldição por muitas razões. Talvez a maior delas é que quem é dotado dele não tem escolha, pois esse poder vem com o nascimento. Além disso, o poder é incontrolável e ilimitado. Para o resto do universo de Dragon Bal , todos os outros seres, exceto os androides, usam Ki, ou seja, energia para alimentar seu poder. O desenvolvimento do Ki no treinamento e o uso dele em batalha são absolutamente necessários para a vitória. Para o lendário super saiyajin, no entanto, funciona mais como uma fonte inesgotável de energia do que uma bateria.  Não importa quanta potência ele exerça, será rapidamente reabastecido com mais poder.

Além disso, o Ki gera energia a uma taxa tão elevada que deve ser expelido quase constantemente, ou então eventualmente atingirá uma massa crítica dentro do guerreiro e explodirá. Broly inerentemente tem aspectos de uma figura trágica.

4 - "dio por Goku

A maior fraqueza de Broly pode ser sua doença mental. O guerreiro nasceu no mesmo dia que Goku e, na verdade, estavam até no mesmo quarto. Durante este tempo, Goku era um bebê muito agitado e chorou muito. O choro de Goku era tão constante que estava enraizado em Broly. Embora ele fosse jovem demais para recordar os momentos exatos, o fato marcou seu inconsciente. Como Broly teve uma infância muito traumática, suas primeiras lembranças são as do implacável choro de Goku.

O estado mental de Broly se deteriora à medida que o filme continua. No final ele perde todo o senso de razão e é completamente alimentado pela raiva. O ímpeto dessa raiva são suas lembranças do choro de Goku. Sua falta de razão o leva a associar tudo o que aconteceu com ele na infância a Goku.

5 - Sua transformação é única

O cabelo dourado e pontudo dos Super Saiyajins transformados é uma imagem icônica. Como um dos traços definidores dos personagens de DBZ , a forma Super Saiyajin tem algumas pequenas variações, mas na maioria das vezes segue os mesmos traços.

Este não é o caso de Broly. Quando o vilão começa a se transformar em Super Saiyajin com sua coroa, seu cabelo ganha um tom azul e verde-mar. Quando seu modo lendário super saiyajin está completo, ele se ajusta a um tom amarelo-esverdeado que é similar, mas ainda diferente da maioria dos Saiyajins. Além disso, ele ganha uma quantidade incrível de massa muscular. Ele tem todas as forças que uma forma massiva traz e nenhuma das fraquezas. De fato, sua velocidade e resistência são muito maiores do que os de qualquer outro lutador (exceto, claro, Kale).

6  -Seu nascimento é em um momento importante do universo de DB

Logo no seu nascimento, uma série de outros eventos extremamente importantes ocorreram. O mais importante é, claro, o fato de que Goku nasceu no mesmo dia. Também foi o dia do genocídio dos Saiyajins. O Imperador do Universo, o terrivelmente malvado Freeza , vinha usando os membros da raça Saiyajin como escravos e tropas de choque durante anos, e secretamente temia seu grande poder. Embora muito mais forte do que qualquer Saiyajin, Freeza ainda era um ditador paranoico. Os Saiyajins, por sua vez, eram sempre leais, uma vez que são uma raça guerreira. Sob a proteção de Freeza eles não se preocupavam com ameaças externas. Mas isso não importava e Freeza matou o Rei Vegeta e o pai de Goku. Destruiu tudo e todos, menos um punhado da raça.

7 - Ele usa um dispositivo mental de controle do seu poder

O poder de Broly é tão grandioso que frequentemente podia custar a vida de alguém próximo. Ciente disso, seu pai pede a Krang, um cientista, para criar um dispositivo que suprima as explosões de violência do filho. O que aparentemente é só uma coroa na cabeça de Broly é também um controlador de poder.

A coroa é também um símbolo do aspecto trágico do personagem de Broly. Pois além de novamente lhe retirar controle sobre a própria vida, também é um simbolo das intenções de seu pai de lhe usar. Paragus queria se aproveitar de Broly para derrotar o rei.

8 - Ele foi abandonado em um planeta condenado

Um dos planos de seu pai era o de usar Broly como arma de destruição. Tudo isso para matar Vegeta. Então ele atrai o Rei para um planeta que seria destruído por um cometa que estava no caminho. Ao levar o Rei para lá, também leva seu filho, mas resolve abandoná-lo no local. Para seu azar Broly se transforma definitivamente no lendário super saiyajin e mata o seu pai ali mesmo.

9 - Ele era tão forte quanto o Rei Vegeta

O nível de poder de Broly ao nascer era de 10.000. Para colocar isso em perspectiva, Goku nasceu com um nível de poder de 2. Em seu estado mais forte, Broly é mais poderoso até que Cell no estágio perfeito que veio depois.

Isso significa que o potencial que Broly possuía era tão grande que eclipsou qualquer coisa que o universo já tinha visto. Uma vez que o Rei Vegeta sabia desse poder, imediatamente ordenou que Broly fosse morto, para que seu poder nunca pudesse ameaçá-lo. Mas sabemos que isso não aconteceu.

10 - Ele é um dos vilões mais populares da história do Dragon Ball

Broly persistiu por quase 25 anos no espírito de Dragon Ball como um dos vilões mais temidos e populares que a franquia já produziu, mesmo sem ser oficial. Embora Freeza seja considerado o maior de todos, Broly é o único a ser apresentado em três diferentes filmes da franquia. Ele também é destaque em todos os jogos. Em várias fanfics, você irá encontrar uma infinidade de lutas combinando Broly contra personagens super poderosos. Além disso, ele também é um dos assuntos mais populares entre os fãs. Existem, inclusive, versões alternativas, como o Broly Dark, do game Dragon Ball Heroes. Será que veremos ele no novo anime, além do filme? Esperamos que sim!

Próxima Matéria
Via   SR  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+