• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Entenda como os 'Meninos da Caverna' ainda podem correr risco de vida

POR Rafael Miranda    EM Experiências      10/07/18 às 17h33

A imensa operação de resgate do time de futebol tailandês preso em uma caverna finalmente chegou ao fim. Todos os doze meninos e seu técnico foram retirados do local em segurança.

Mas, antes que os meninos resgatados possam finalmente ir para casa e reencontrar suas famílias, eles precisam passar por uma longa avaliação médica. Para que tudo seja feito corretamente, eles serão colocados em quarentena.

Esse tipo de procedimento é feito para garantir que as vítimas não contraíram nenhuma doença nas cavernas. E a justificativa tem uma boa razão. Cavernas como a que os meninos ficaram presos são ambientes propícios para a proliferação de bactérias e vírus.

"A grande preocupação que você tem com as cavernas é a presença de morcegos", disse Amesh Adalja, pesquisador do Centro de Segurança da Saúde John Hopkins, em Baltimore. "Nós sabemos que os morcegos podem transmitir muitas doenças infecciosas diferentes, incluindo a raiva".

Possíveis problemas

Não está claro se os meninos foram expostos às fezes de morcegos ou se a caverna em questão possui uma população grande desses animais. Sendo assim, os garotos provavelmente receberão vacinas e tratamentos pós-exposição. Tudo para prevenir possíveis infecções por raiva, disse Adalja à Live Science.

E os morcegos não são o único problema. "Certos fungos podem realmente prosperar em excrementos de morcegos. A inalação desses esporos de fungos pode levar a infecções pulmonares, incluindo criptococose ou histoplasmose, que também é conhecida como 'Doença da Caverna'".

Os sintomas de algumas dessas doenças fúngicas podem não aparecer durante o período de quarentena dos meninos, disse Adalja. Em alguns casos, pode levar meses ou anos para os fungos causarem algum problema para o corpo. Por exemplo, os sintomas podem não aparecer, a menos que o sistema imunológico de uma pessoa seja comprometido.

Ainda assim, isso significa que futuramente, os meninos e o treinador devem dizer a qualquer médico sobre o tempo que passaram na caverna. Isso pode ajudar em um diagnóstico posterior, acrescentou Adalja.

Outra preocupação é a leptospirose, uma infecção bacteriana que pode causar sangramento nos pulmões. Ela pode até causar meningite, de acordo com a Reuters.

Outras doenças comuns

Alguns dos problemas de saúde que os meninos poderiam desenvolver por causa das cavernas podem ter origens menos exóticas.

"As pessoas pensam sobre as coisas exóticas, mas é importante se concentrar também no comum", disse Adalja. Por exemplo, as crianças podem ter problemas gastrointestinais devido à falta de saneamento nas cavernas. Além disso, ao beber a água da caverna - mesmo que eles lambessem a água que pingava das paredes e não bebessem água no chão - os meninos podem ter contraído muitas bactérias que também podem causar problemas gastrointestinais.

Existem muitas incógnitas e ainda é difícil prever quais a patogenias os meninos foram expostos, disse Adalja.

Para o alívio de todos, os relatórios preliminares sugerem que os adolescentes resgatados estão com boa saúde, de acordo com o portal MSN.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+