Lavar roupa era algo extremamente chato, difícil e cansativo. Pelo menos até a invenção da máquina de lavar. Afinal de contas, qual o segredo em colocar um monte de roupas dentro da máquina, um punhado de sabão em pó e, às vezes, amaciante?

Bem, quem não teve a "inicialização" feita pelos pais, é algo que se aprende quando você começa a fazer isso sozinho. Principalmente quando sai de casa, morar sozinho, são coisas simples que ninguém te conta e você aprende na marra, depois de estragar muita coisa. Como por exemplo, manchar aquela sua camisa branca que tanto ama, de rosa, porque misturou com roupas vermelhas (coloridas em geral).

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Sendo assim, para ajudar aqueles que ainda não fazem ideia, ou que já sabem mas não dominam essa "arte", a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 10 erros que todo mundo comete na hora de lavar as roupas. Confira:

1 - Não separar as roupas

01

Além de separar as roupas por cor, também é preciso considerar o tipo de tecido. Por exemplo, as roupas de lã devem ser lavadas separadamente. E não se deve misturar as toalhas com roupas de fibra sintética.

2 - Tirar manchas

02

Publicidade
continue a leitura

Se você está acostumado a esfregar o tecido como se não houvesse amanhã, esse é um erro. Provavelmente vai conseguir um buraco no tecido. Elas devem ser lavadas com cuidado, o melhor é colocar um tecido branco sobre a mancha e encharcá-la.

3 - Usar muito sabão em pó

03

Pode causar excesso de espuma, fazendo com que a sujeira fique nas dobras das roupas, como a gola, por exemplo.

4 - Não fechar os zíperes das roupas

04

Esse é um detalhe que poucas pessoas prestam atenção. Mas é muito importante, porque quando abertos, os dentes podem se prender em outras roupas e estragá-las.

5 - E não abotoar também

05

Publicidade
continue a leitura

Não que os botões irão estragar outras roupas, mas eles podem soltar.

6 - Usar muita água sanitária

06

Exagerar nesse produto pode fazer com que os tecidos se tornem menos duráveis. Também são responsáveis por causar rasgos. O aconselhável é ferver as roupas.

7 - Colocar roupas de banho na máquina

07

As roupas de banho e corrida, por exemplo, devem ser lavadas à mão e com água fria. E não colocadas na máquina.

8 - Fazer longas pausas entre uma lavagem e outra

Publicidade
continue a leitura

Quando se tem muita roupa para lavar, geralmente, as pessoas fazem pausas entre uma lavagem e outra porque acreditam que se não o fizeram podem sobrecarregar a máquina. Isso não é verdade. Mas, é verdade que se você fizer lavagens sequências vai economizar energia.

9 - Lavar travesseiros e roupas de cama juntos

09

Para lavar essas peças, prefira lavar os travesseiros separados. Assim eles não irão reter água.

10 - Não lavar a máquina de lavar

10

Pode parecer estranho, mas é muito importante lavar sua máquina, além de conservá-la você irá evitar que ela suje suas roupas. Limpe os depósitos de detergente e demais produtos. Deixe a tampa aberta depois de um ciclo, para que ela possa secar por dentro. Uma vez por ano, limpe-a com água e vinagre.

Então pessoal, o que acharam dessas dicas? Gostaram? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Publicado em: 25/11/16 18h09