História

10 imagens que mostram a vida dos japoneses nos campos de concentração da Segunda Guerra

0

Depois que os japoneses atacaram a base de Pearl Harbor, nos Estados Unidos, em dezembro de 1941, os americanos entraram de vez na guerra e sofreram várias mudanças sociais e políticas em sua rotina. Numa delas, o presidente Franklin D. Roosevelt assumiu uma postura oficial de preconceito e assinou uma decisão que ordenava que todos os japoneses ou descendentes vivendo na costa oeste do país deviam ser encaminhados para campos de concentração.

Os japoneses só puderam levar o que conseguiam carregar em suas bagagens e perderam casas, fazendas e até mesmo negócios que tiveram que ser abandonados durante a realocação. Alguns conseguiram negociar as propriedades antes da saída, mas outros perderam tudo, sem saber se algum dia voltariam para suas residências originais. Em alguns casos, os japoneses tiveram seus fundos e contas bancárias bloqueados antes do envio para os campos de concentração, deixando as famílias sem renda e condições de negociar qualquer bem.

Mesmo que o governo não tivesse provas de que alguns desses japoneses tivesse envolvimento com a guerra ou com espionagem dentro dos Estados Unidos, mais de 110 mil pessoas foram levados a dez campos de concentração localizados na Califórnia e em outros estados da costa oeste durante a guerra. Cerca de 60 por cento das pessoas que viviam ali eram cidadãos norte-americanos, apesar das origens japonesas.

Apesar dos campos terem sido fechados após o fim da guerra, alguns fotógrafos conseguiram registrar a vida nos locais. Ainda que não fosse dura como nos campos de concentração de judeus na Alemanha, os japoneses viviam por trás de cercas e regras rígidas, sob constate vigia.

Família japonesa com identificação nas roupas e malas esperando alocação

1

Deixando pra trás toda a vida pregressa, alguns japoneses tentaram carregar o máximo que podiam

2

Os japoneses foram transportados em vagões de trem lotados, sem estrutura para sentar ou deitar durante a viagem

3

Quando a decisão foi tomada, nem todos os campos estavam completos e vários japoneses foram colocados em abrigos temporários

4

Apesar da dificuldade de viver em condições precárias, os concentrados tentavam viver uma vida normal, encontrando tempo para atividades de lazer

5

Além do lazer, vários japoneses precisavam trabalhar, sendo utilizados como fonte de mão de obra para o governo

6

As casas dos campos de concentração eram pequenas e podiam abrigar uma ou duas famílias

7

Parte do sofrimento da vida nos campos estavam em não se enxergar mais como cidadão livre

8

Mesmo com dificuldades, as crianças concentradas ainda recebiam educação

9

Crianças com origem japonesa que viviam em orfanatos na costa oeste dos EUA também foram levadas para campos de concentração

10

Ao fim da guerra, os campos de concentração japoneses foram fechados e seus moradores restabelecidos na sociedade como livres cidadãos. Ainda assim, a comunidade oriental precisou enfrentar o preconceito em razão de sua etnia por muito tempo.

7 sinais de que você gosta mesmo é de ficar sozinho

Artigo anterior

8 coisas terríveis que vão acontecer quando você envelhecer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido