Fatos Nerd

10 melhores filmes de 2020, até agora

0

Considerando que a pandemia de coronavírus foi responsável por literalmente parar a indústria cinematográfica, parece um milagre poder fazer uma lista dessas. Contudo, apesar de ter limitado o número de produções, 2020 não deixou de contar com incríveis títulos e estamos aqui exatamente para provar isso. Logo abaixo você pode conferir alguns dos melhores filmes lançados, até então. Ademais, vale lembrar que ainda falta um pouco mais de um mês para o ano acabar, muita coisa pode acontecer e mais títulos podem se destacar.

10 – Ela Morre Amanhã (os melhores filmes de 2020 começam com um terror experimental)

Em algum momento da sua vida você já se pegou tentando imaginar quando vai morrer? Então, essa é a questão central de Ela Morre Amanhã, um thriller experimental escrito e dirigido por Amy Seimetz. Nele vemos Kate Lyn Sheil dar vida à Amy, uma mulher que está convencida de que esse é seu último dia na Terra. Enquanto isso, sua melhor amiga tenta acalmá-la dizendo que não há como ela saber isso. Porém, o jogo vira e Amy acaba fazendo sua amiga pensar o mesmo. Assim, essa convicção vai se espalhando como um vírus de personagem para personagem e os vemos lidando com a dor, medo e tristeza de saber que estão prestes a morrer. Considerando o momento em que estamos vivendo, talvez seja melhor você deixar para assistir esse filme depois que a pandemia passar.

9 – Palm Springs

Você provavelmente já viu algum filme cujo enredo gira em torno do personagem ficar preso em um único dia que insiste em se repetir em looping até que, eventualmente, ele descobre o porquê daquilo estar acontecendo. Pois bem, Palm Springs utiliza essa abordagem de uma forma extremamente doce e otimista, além de ser incrivelmente engraçado. Estrelado por Cristin Milioti e Andy Samberg, Palm Springs mostra dois convidados de um casamento tentando encontrar uma saída para esse looping infinito.

8 – Má Educação

Contando com um elenco impecável, esse drama da HBO entrega uma incrível performance por parte de Hugh Jackman e Alisson Janney. Ambos estrelam como superintendentes de escolas públicas condenados por desviarem milhões de dólares de seu distrito, resultando num dos maiores escândalos financeiros da história estadunidense. Se você se ainda associa Jackman fortemente ao seu papel como Wolverine, certamente precisa conferir esse longa e testemunhar a versatilidade do ator.

7 – Aves de Rapina (um dos únicos filmes de super-heróis lançado em 2020)

Um dos poucos filmes de super-heróis que teve a chance de chegar à grande tela esse ano, Aves de Rapina apresentou a narrativa de Arlequina após os eventos de Esquadrão Suicida, que deixou muito a desejar. Sendo assim, a acompanhamos tentando sair da sombra do Príncipe Palhaço do Crime após seu término e reunindo uma equipe improvável de vigilantes. Embora seja majoritariamente focado em Arlequina, o filme não deixa a desejar quando se trata de apresentar os arcos de demais personagens e, no fim das contas, todas as pontas do roteiro são muito bem atadas. Aas cenas de luta são impecáveis, a fotografia é vibrante e energética e o enredo é arrebatador, apesar de parecer meio apressado eventualmente.

6 – Nomadland

Dirigido por Chloe Zhao, mesma cieneasta por trás dos Eternos da Marvel, Nomadland apresenta a premiada Frances McDormand como a integrante de uma comunidade de pessoas de meia-idade que viajam e vivem em seus veículos enquanto se autodenominam nômades. Ao passo que a narrativa vai sendo construída, Zhao vai nos mostrando os fatores que levaram a personagem de McDormand a adotar o nomadismo como estilo de vida. Coincidentemente, isso acaba se mostrando uma forma de usá-la como uma janela para mostrar uma parte frequentemente esquecida da América.

5 – Destacamento Blood (Chadwick Boseman em um dos melhores filmes de 2020)

Um filme do aclamado cineasta Spike Lee, Destacamento Blood apresenta uma incrível performance de Chadwick Boseman. Coincidindo com a ampliação do alcance do movimento Vidas Negras Importam por todo o mundo, o lançamento desse longa na Netflix mostrou o quanto a discussão da política racial na história dos Estados Unidos e do mundo permanece imprescindível. Em suma, a narrativa gira em torno de quatro veteranos da Guerra do Vietnã que retornam ao país sob o pretexto de resgatar o corpo de seu comandante. Contudo, essa operação acaba servindo para mostrar o quanto os Estados Unidos tem falhado sistematicamente com seus cidadãos negros, enquanto critica as ações do governo estadunidense no Vietnã.

4 – Emma

Dirigida pela fotógrafa de comerciais e videoclipes, Autumn de Wilde, Emma conta com detalhes visuais extremamente admiráveis. Uma adaptação relativamente fiel ao romance homônimo de Jane Austen, Emma é estrelada por Anya Taylor-Joy e apresenta uma composição de elementos extremamente agradáveis de olhar, enquanto não deixa de contar uma história sensível sobre uma jovem inquieta em busca de emoções e aventuras.

3 – First Cow

Karen Han, do Polygon, a melhor palavra para descrever First Cow de Kelly Reichardt é “sublime”. O enredo do filme apresenta dois homens roubando leite de uma vaca em Oregon, no ano de 1820. O objetivo deles? Fazer bolos para vender. Embora a história não pareça das mais atrativas à primeira vista, garantimos que Reichardt a embala com tanta ternura que ela se torna irresistível. Levando em conta que já reforçamos por diversas vezes a importância dos detalhes, First Cow se destaca por momentos onde olhares prolongados atingem o coração e o sonho americano é projetado por dois homens lutando para sobreviver no oeste.

2 – Hamilton (sim, também temos um musical entre os melhores filmes de 2020)

Embora ainda exista uma discussão em torno da classificação de Hamilton como filme ou não, não poderíamos deixar de destacar a direção de Thomas Kail e o talento de Lin-Manuel Miranda. Contando com um elenco extremamente dedicado e artístico, Hamilton é um musical complexo, cativante e repleto de performances inesquecíveis. A trama gira em torno da vida e carreira de Alexander Hamilton, um imigrante orfão da ilha caribenha de Névis. Enquanto o primeiro ato narra sua chegada em Nova Iorque, o segundo já mostra sua vida como Secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Sendo assim, independente de ser considerado um filme ou não, podemos garantir que Hamilton foi um grande marco para a indústria audiovisual e para o mundo do entretenimento em geral.

1 – Estou Pensando em Acabar com Tudo (filmes de mistério também marcaram 2020)

O mais recente filme de Charlie Kaufman se trata de uma adaptação do romance homônimo de Iain Reed. O longa é tão estranho quanto se pode esperar, ainda mais se você já está familiarizado com o trabalho de Kaufman. Ademais, Jessie Bucley e Jesse Plemons estrelam como uma jovem mulher e seu namorado que vão até uma remota propriedade rural para jantar com os pais dele. Enquanto ela cogita terminar o relacionamento com ele, coisas estranhas começam a acontecer ao longo da noite e diversas perguntas começam a surgir. Esse filme é certamente uma boa aposta para quem quer se manter entretido durante algumas horas, talvez dias.

Fonte: Polygon
Imagens: Neon  Hulu  Warner Bros.

Por que não devemos colocar o celular para secar no arroz?

Matéria anterior

Essa luva pode fazer com que você toque objetos em realidade virtual

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.