Fatos Nerd

10 piores efeitos especiais do cinema

0

Os efeitos especiais quase sempre estiveram presentes nos filmes e séries, mas nós vamos falar apenas dos efeitos especiais que utilizam computação gráfica. Existem dois tipos de efeitos especiais que são mais utilizados, e antes de começarmos nossa lista, vamos explicar um pouco a sua diferença.

Os efeitos especiais práticos, são geralmente utilizados durante a pré-produção ou durante as filmagens. Já os efeitos especiais de computação gráfica, são utilizados quando as cenas já foram filmadas com a ajuda de computadores e uma equipe especializada.

Efeitos práticos são nada mais nada menos que miniaturas ou a utilização de perspectivas diferentes para criar grandes cenas que você vê no cinema. Explosões também podem ser feitas sem nenhuma ajuda de computação gráfica, como é exemplo da explosão da Casa Branca no filme Independence Day.

Já os efeitos especiais que utilizam a computação gráfica, ou CGI, são adicionados depois das filmagens. Geralmente utiliza-se aquele pano verde ou azul para tornar a inserção desses efeitos mais simples. O grande problema é que eles são extremamente caros e nem sempre saem como todo mundo esperava.

Antes de coçar a lista, já informamos que deixamos de fora alguns filmes como Sharknado, já que eles são filmes trash e não tem muita preocupação com a qualidade desses efeitos, além de serem filme de TV. A Fatos Nerd separou 10 piores efeitos especiais do cinema:

10- Agente Smith vs Neo – Matrix Reloaded (2003)

https://www.youtube.com/watch?v=-CeqWSgq2wc


Apesar dos filmes da série Matrix serem exemplos de bons efeitos especiais, eles também dão uma escorregadinha quando querem ir longe demais. A batalha do terceiro filme entre Agente Smith e Neo tem muita ação, mas existem alguns pontos que não são nada convincentes quando o quesito é efeitos especiais.

9- Ataque dos cervos – O Chamado 2 (2005)

No filme não existem muitos efeitos especiais de computação gráfica, mas quando eles existem, são horríveis. O pior deles é quando temos o ataque dos cervos. Os pores animais ficam extremamente falsos, principalmente quando eles interagem com os atores.

8- O próprio Hulk – Hulk (2003)

https://www.youtube.com/watch?v=518Dv6VXfyQ

Não sabemos o que falar desse filme. Hulk é verde demais e leve demais. Mesmo causando todo o estrago, que esse verdão causa, ele parece não ter nenhum peso como se a gravidade não estivesse fazendo efeito sobre o herói.

7- A corrida dos animais – Jumanji (1995)

Totalmente falsos, sem pareceres reais em nenhum momento. Eles parecem ter saído de um jogo e o pior de tudo é que eles têm muita interação com objetos e até pessoas, o que torna o CGI ainda pior.

6- Acrobacias da Mulher-Gato – Mulher-Gato (2004)

Considerado um dos piores filmes de super-heróis, Mulher-Gato não conta com apenas um roteiro terrível, mas também com efeitos especiais medonhos. Sempre que a heroína precisa fazer incríveis acrobacias, os efeitos entram em ação e é simplesmente terrível.

5- A ataque inesperado do tubarão – Do Fundo do Mar (1999)

Essa cena sempre está nas mortes mais inesperadas, mas também deveria estar nas piores cenas de efeitos especiais.

4- Os infectados – Eu Sou a Lenda (2007)

O filme é ótimo para muitas pessoas, mas o grande problema dele não é o roteiro e sim os monstros. No filme temos zumbis que não podem ver luz do sol, e quando algum deles aparecem é extremamente estranho e nada real.

3- Jar Jar Binks – Star War: A Ameaça Fantasma (1999)

O pior alívio cômico de todos os tempos entra em nossa lista como terceiro lugar. Pior personagem e pior CGI de Star Wars.

2- Corrida dos Dinossauros – King Kong (2005)

O filme dirigido por Peter Jackson tem algumas cenas incríveis misturando King Kong com humanos, mas provavelmente não sobrou dinheiro para usar na cena em que vários dinossauros correm em um desfiladeiro. É extremamente falsa comparada com o resto do filme.

1- O Escorpião Rei – O Retorno da Múmia

Nosso primeiro lugar é terrível. The Rock entra em cena como Escorpião Rei e decepciona todo mundo que tinha sonhada com uma grande cena. É tão falso que nem por um momento acreditamos que aquilo realmente está acontecendo.

E aí, o que achou de todas essas cenas? Elas realmente são horríveis, muitas até mesmo para época em que foram feitas. Comenta aí e compartilha com seus amigos.

8 bizarras tendências da moda japonesa que você não vai acreditar que são reais

Matéria anterior

8 coisas que todo mundo precisa fazer antes de completar 20 anos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos