Casamentos são eventos que acontecem em todo o mundo. E assim como cada região do nosso planeta tem seus rituais e tradições, o casamento pode sofrer algumas alterações dependendo do lugar. Algumas delas são extremamente românticas, outras podem ser estranhas e desconfortáveis. E tem outras que podem levantar questionamentos a sanidade de certas pessoas.

Existe uma grande variedade de casamentos. As tradições desse evento dependem bastante dos fatores culturais. E muita gente pode até sonhar em casar mas não ser muito fã das convenções que a cerimônia tem. Felizmente, várias das tradições do casamento já não são mais cumpridas literalmente. E algumas delas foram até modernizadas. Mostramos aqui algumas dessas tradições que já não são necessariamente seguidas.

1 - Vestido branco

Uma  das tradições que mais simbolizam o casamento é o vestido branco. Mas várias noivas tem ousado na cor. Algumas delas apostam em tons pastéis, ou então em vestidos rosa, champanhe, lavanda e até mesmo preto. Ou então colocam alguns detalhes coloridos no tradicional vestido branco.

2 - Sem véu

O acessório tinha o simbolismo de afastar a inveja e o mau-olhado. Mas essa superstição parece que se perdeu com o tempo. E várias noivas tem deixado o véu de lado na hora do seu casamento.

3 - Buquê de flores naturais

Publicidade
continue a leitura

O buquê é uma coisa de destaque. Mas ao invés de fazê-lo com flores naturais, que acaba deixando o acessório muito pesado, algumas noivas tem optado por fazê-lo de flores de tecido.

4 - Daminha ou pajem para as alianças

Colocar uma daminha ou um pajem para levar as alianças para os noivos no altar  está associado com a pureza. Até porque é uma criança levando as alianças. Mas hoje em dia isso já não é mais tão essencial. Os casais podem substituir as crianças por algum familiar próximo ou até mesmo os avós.

5 - Chuva de arroz

A tradição de jogar arroz nos noivos é para atrair prosperidade e fertilidade. Mas ela tem caído em desuso. Existem até algumas igrejas que proíbem a chuva de arroz por questões de limpeza, já que geralmente pode ter outro casamento no mesmo dia.

Publicidade
continue a leitura

Além disso, com a chuva de arroz o chão pode ficar escorregadio e perigoso. Uma alternativa é usar bolhas de sabão e até mesmo confetes de carnaval.

6 - Vestidos combinando

Geralmente, as madrinhas usavam todas o mesmo modelo de vestido. Coisa que acabava não agradando todas as madrinhas. Mas atualmente elas podem usar vestidos diferentes e de modelos que sejam do seu gosto. Normalmente a noiva só determina a cor.

7 - Casais padrinhos

A tradição de que os padrinhos tem que ser um casal não é obrigatória. E eles podem até ser colocados, homens de um lado e mulheres de outro. Tudo isso vai depender dos noivos.

Publicidade
continue a leitura

8 - Valsa dos noivos

A primeira dança do casal também já não precisa ser a tradicional valsa. A tendência hoje é que os casais escolham uma música para que dancem juntos, independente do ritmo. Alguns fazem até coreografias elaboradas.

9 - Casar na igreja

O lugar do casamento também era uma das maiores tradições. Quando pensamos em casamento logo nos vem igreja à mente. Mas a cerimônia religiosa pode ser feita fora dos templos. Além do que, fazer a cerimônia no mesmo lugar da festa já é uma grande praticidade.

10 - Pais da noiva pagam

Existe a tradição de que quem paga o casamento é o pai da noiva. Mas hoje em dia, os pais podem até dar uma ajuda, mas vários filhos tem arcado com as despesas da festa quase sozinhos.

Publicado em: 22/09/20 14h54