11 usos bizarros que ninguém sabia para o sal

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      30/01/15 às 19h07

Diamantes podem ser mais bonitos e mais duráveis, mas existe outra rocha transparente que tem ainda mais valor para nós. Nós não temos músicas devotadas ao sal ou mulheres andando com anéis com pedaços de sal no dedo, mas nós precisamos dele para sobreviver e é ele quem faz a comida muito mais gostosa.

Aqui estão doze usos diferentes e surpreendentes para ele. Confira:

Neutralizar uma picada de abelha

28

Retire o ferrão e imediatamente coloque uma pasta de sal e água. Deixe secar e isso reduzirá a inflamação e a dor.

Alívio para Aftas

41

Um bochecho com água salgada vai ajudar a tirar a dor de uma afta. Dissolva duas colheres de chá de sal em 1/4 de copo de água quente e bocheche a substância durante pelo menos 20 segundos. Provavelmente irá queimar no começo, mas ajuda.

Manter o leite fresco

42

Leite estragado é o pior, especialmente se você não percebeu que ele estragou quando já tomou um gole do seu copo. Mantenha-o fresco por mais tempo adicionando uma pitada de sal dentro da caixa e gentilmente mexendo para que esta se dissolva.

Tirar o chulé do seu sapato

43

Tire o cheiro ruim de umidade dos seus sapatos jogando um pouco de sal dentro e depois de certo tempo, tirando o sal todo. Não use esse truque em sapatos de couro ou sintéticos, pois poderia secá-los demais e causar rachaduras.

Remédio para caspa

44

O sal pode ser usado como um remédio natural para a caspa e para remover as células mortas do couro cabeludo. Basta massagear o couro com sal antes do xampu, sem precisar recorrer a um produto anti-caspa.

Limpar as esponjas

45

As esponjas usadas para tomar banho, lavar a louça ou limpar a casa vão durar mais se você usar o sal para lavá-las. Adicione um pouco de sal em uma tigela de água fria e mergulhe as esponjas. O sal elimina odores e permite que as esponjas durem mais.

Sais de Banho

46

Faça você mesmo sais de banho para usar na banheira ou em uma bacia para descansar e cuidar dos pés, simplesmente misturando o sal com algumas gotas de óleo essencial de lavanda para um efeito calmante, ou eucalipto, para um efeito energizante e tonificante.

Esfoliante

47

Um esfoliante natural deito com dois ingredientes simples e sempre disponíveis na cozinha: sal e azeite de oliva extra virgem. Misture-os em uma tigela para se obter um composto cuja consistência permita aplicá-lo na pele. Adicione algumas gotas de seu óleo essencial favorito e conserve o creme em um frasco de vidro que se conservará intacto por algumas semanas.

Remover manchas de vinho

48

Se você derrubou um copo de vinho na toalha da mesa, recolha o excesso com um pano absorvente e polvilhe sal até que a mancha absorva todo o vinho. Uma vez que o sal estiver seco, lave normalmente a toalha de mesa.

Desumidificação

Picture 142

É possível desumidificar os cômodos de sua casa, colocando nos cantos mais úmidos bacias contendo sal grosso. O sal é perfeito para absorver a umidade. Deixe a tigela de sal para secar ao sol e a reutilize.

Clarear os dentes

50

Para clarear os dentes, você pode usar um creme dental em pó criado com a mistura de 1 colher de sopa de sal e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. É uma solução útil para a remoção da placa e para manter a saúde das gengivas. É porém muito abrasivo para ser usado todos os dias. Recomendamos que você use somente uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+